metropoles.com

Mais eficaz: como funciona a vacina combinada contra gripe e Covid

Moderna diz que a combinação simplificaria a proteção contra vírus respiratórios e aumentaria a probabilidade das pessoas serem vacinadas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra as mãos de um profissional da saúde em foco usando luvas e segurando uma seringa e uma ampola de vacina covid - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra as mãos de um profissional da saúde em foco usando luvas e segurando uma seringa e uma ampola de vacina covid - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Moderna divulgou nessa segunda-feira (10/6) que sua vacina combinada contra a gripe e a Covid-19 supera a eficácia de fórmulas concorrentes, como as da Sanofi e GSK, além da Spikevax, desenvolvida pela própria empresa.

A vacina, chamada mRNA-1083, inclui tanto a imunização contra a gripe quanto uma versão “de próxima geração” de proteção contra a Covid-19. Ambas mostraram resultados positivos em ensaios de fase três separados. A combinação simplificaria a proteção contra vírus respiratórios.

A empresa de biotecnologia é a primeira a revelar dados positivos de fase três sobre uma vacina combinada e planeja solicitar aprovação regulatória para o imunizante nos Estados Unidos. O CEO da empresa, Stephane Bancel, afirma que a expectativa é que a vacina chegue ao mercado em 2025.

Como funciona a vacina

Existem outras vacinas combinadas disponíveis no mercado que protegem contra várias doenças ao mesmo tempo, como a vacina MMR para sarampo, caxumba e rubéola.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Flávia Bravo explica que a tecnologia usada na vacina da Moderna é a mesma utilizada no imunizante da Pfizer contra a Covid-19. A fórmula usa o RNA mensageiro, que funciona como uma receita para ensinar o corpo como produzir anticorpos específicos contra o influenza e o coronavírus.

“Na fórmula da vacina contra a Covid-19, por exemplo, esses pedacinhos de RNA codificam a produção da proteína spike (utilizada pelo coronavírus para entrar nas células) que é reconhecida como estranha e desencadeia a produção de anticorpos. Ela também desencadeia nossa resposta de memória e a cada vez que entrar um vírus, nosso sistema de defesa é alertado e induz a resposta imune”, explica a especialista.

Ainda não existe vacina contra o influenza baseada na tecnologia de mRNA disponível no mercado. A técnica é interessante por permitir atualizações mais fáceis e rápidas, mantendo a eficácia da fórmula.

Estudo avaliou vacina combinada

Com a participação de 8 mil pacientes divididos em dois grupos distintos, a vacina combinada foi comparada ao imunizante contra gripe Fluzone HD e à fórmula contra Covid-19 licenciada pela Moderna, a Spikevax. A comparação foi feita em um grupo de pacientes com 65 anos ou mais.

No outro grupo com idades entre 50 e 64 anos, a vacina combinada da Moderna foi comparada à fórmula padrão contra a gripe, Fluarix, e à Spikevax.

Em ambos os grupos etários, uma única dose do imunizante combinado da Moderna gerou respostas imunológicas “significativamente maiores estatisticamente” contra três cepas de influenza e a variante Ômicron do coronavírus.

Os efeitos colaterais mais comuns foram dor no local da injeção, fadiga, dor muscular e dor de cabeça, sendo a maioria dos efeitos leves.

“A segurança da vacina combinada e a tolerância dos pacientes foi aceitável. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Receber apenas uma dose significa facilidade e tranquilidade para os pacientes”, explica Bancel em entrevista ao canal americano CNBC.

Os concorrentes Pfizer e BioNTech também estão testando uma vacina “dois em um” semelhante contra gripe e Covid-19.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?