Mais eficaz: como funciona a vacina combinada contra gripe e Covid
Moderna diz que a combinação simplificaria a proteção contra vírus respiratórios e aumentaria a probabilidade das pessoas serem vacinadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Moderna divulgou nessa segunda-feira (10/6) que sua vacina combinada contra a gripe e a Covid-19 supera a eficácia de fórmulas concorrentes, como as da Sanofi e GSK, além da Spikevax, desenvolvida pela própria empresa.
A vacina, chamada mRNA-1083, inclui tanto a imunização contra a gripe quanto uma versão “de próxima geração” de proteção contra a Covid-19. Ambas mostraram resultados positivos em ensaios de fase três separados. A combinação simplificaria a proteção contra vírus respiratórios.
A empresa de biotecnologia é a primeira a revelar dados positivos de fase três sobre uma vacina combinada e planeja solicitar aprovação regulatória para o imunizante nos Estados Unidos. O CEO da empresa, Stephane Bancel, afirma que a expectativa é que a vacina chegue ao mercado em 2025.
Como funciona a vacina
Existem outras vacinas combinadas disponíveis no mercado que protegem contra várias doenças ao mesmo tempo, como a vacina MMR para sarampo, caxumba e rubéola.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Flávia Bravo explica que a tecnologia usada na vacina da Moderna é a mesma utilizada no imunizante da Pfizer contra a Covid-19. A fórmula usa o RNA mensageiro, que funciona como uma receita para ensinar o corpo como produzir anticorpos específicos contra o influenza e o coronavírus.
“Na fórmula da vacina contra a Covid-19, por exemplo, esses pedacinhos de RNA codificam a produção da proteína spike (utilizada pelo coronavírus para entrar nas células) que é reconhecida como estranha e desencadeia a produção de anticorpos. Ela também desencadeia nossa resposta de memória e a cada vez que entrar um vírus, nosso sistema de defesa é alertado e induz a resposta imune”, explica a especialista.
Estudo avaliou vacina combinada
Com a participação de 8 mil pacientes divididos em dois grupos distintos, a vacina combinada foi comparada ao imunizante contra gripe Fluzone HD e à fórmula contra Covid-19 licenciada pela Moderna, a Spikevax. A comparação foi feita em um grupo de pacientes com 65 anos ou mais.
No outro grupo com idades entre 50 e 64 anos, a vacina combinada da Moderna foi comparada à fórmula padrão contra a gripe, Fluarix, e à Spikevax.
Em ambos os grupos etários, uma única dose do imunizante combinado da Moderna gerou respostas imunológicas “significativamente maiores estatisticamente” contra três cepas de influenza e a variante Ômicron do coronavírus.
Os efeitos colaterais mais comuns foram dor no local da injeção, fadiga, dor muscular e dor de cabeça, sendo a maioria dos efeitos leves.
“A segurança da vacina combinada e a tolerância dos pacientes foi aceitável. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Receber apenas uma dose significa facilidade e tranquilidade para os pacientes”, explica Bancel em entrevista ao canal americano CNBC.
Os concorrentes Pfizer e BioNTech também estão testando uma vacina “dois em um” semelhante contra gripe e Covid-19.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!