Vacina combinada contra gripe e Covid demonstra boa eficácia em estudo
Vacina experimental da Novavax foi projetada para proteger contra infecção do coronavírus e de quatro cepas do influenza simultaneamente
atualizado
Compartilhar notícia
Uma vacina combinada feita para oferecer proteção simultânea contra a Covid-19 e a gripe desencadeou uma resposta imune robusta entre os voluntários de um estudo clínico de fase 2. O anúncio foi feito pela farmacêutica Novavax na terça-feira (9/5).
Nesta fase da pesquisa, o objetivo dos cientistas foi avaliar a segurança, a tolerabilidade e as respostas imunes a várias formulações da vacina experimental em voluntários adultos saudáveis, com idades entre 50 e 80 anos.
O imunizante foi projetado para proteger contra a infecção causada pelo coronavírus e pelas quatro cepas do vírus influenza, causadoras da gripe. Os resultados foram comparados aos observados em estudos anteriores com duas formulações licenciadas da Novavax para a gripe e Covid-19, separadamente.
As pessoas que receberam o imunizante combinado alcançaram níveis de anticorpos IgG (imunoglobulina G) – a imunidade de memória – e neutralizantes semelhantes aos desencadeados pelo protótipo da vacina contra o coronavírus da Novavax (NVX-CoV2373).
A fórmula combinada alcançou uma taxa de imunoconversão (quantidade de pessoas com anticorpos produzidos após a vacinação) igual à observada na vacina monovalente contra Covid-19 NVX-CoV2373.
“Os resultados de reatogenicidade apoiam nossas observações anteriores de que esta tecnologia é adequada para vacinas combinadas porque grandes quantidades de antígeno podem ser incorporadas sem afetar a tolerabilidade”, afirma o presidente de pesquisa e desenvolvimento da Novavax, Filip Dubovsky, em comunicado.
Na avaliação de Dubovsky, as respostas imunológicas robustas observadas aumentam significativamente a probabilidade de sucesso da fase 3 do estudo.
Outras vacinas
No mesmo dia, a empresa apresentou os resultados de outros dois estudos sobre uma vacina contra a Covid-19 de alta dose e uma outra contra a gripe. Todas as três candidatas foram bem toleradas, com efeitos adversos leves e comparáveis os observados nas vacinas licenciadas.
O imunizante contra gripe gerou uma resposta imune de 31 %a 56% maior para todas as quatro cepas de influenza em comparação com a vacina Fluad, da farmacêutica Seqirus, e de 44% a 89% maior contra a cepa A do vírus, em comparação com a Fluzone, da Sanofi Pasteur.
A vacina autônoma contra Covid-19, de dose mais alta, levou à produção de anticorpos neutralizantes e anti-Spike (a proteína usada pelo coronavírus para se ligar às células humanas) cerca de 30% maior do que outro protótipo da Novavax. Ela manteve a segurança e reatogenicidade comparáveis ao nível de dose atualmente autorizado do imunizante contra a Covid-19 da farmacêutica (Nuvaxovid).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.