metropoles.com

Vacina AstraZeneca não está ligada à formação de coágulos, diz agência

Relatos de formação de coágulos sanguíneo e mortes por distúrbios de coagulação motivaram países da Europa a suspender a vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images
ampola da vacina de oxford
1 de 1 ampola da vacina de oxford - Foto: Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) informou nessa quinta-feira (11/3) não haver evidências concretas de que a vacina da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 esteja relacionada ao aumento do risco de pessoas desenvolverem coágulos sanguíneos.

“Não há indícios de que a vacinação tenha causado o problema, que sequer é listado como efeito colateral dessa vacina”, informou a agência por meio de comunicado.

A EMA abriu uma investigação depois que países como a Áustria e a Itália suspenderam o uso de um lote das vacinas após registrarem um pequeno número de casos e duas mortes associadas a distúrbios de coagulação. A Dinamarca, Noruega e Islândia também suspenderam a aplicação das injeções nessa quinta-feira (11/3).

Por meio de um comunicado, a agência de medicamentos da União Europeia destacou que foram registrados apenas 30 “eventos tromboembólicos” entre os cinco milhões de vacinados com o imunizante da AstraZeneca em toda a Europa e que o número não era maior do que o registrado na população em geral.

“Os benefícios da vacina continuam ultrapassando os riscos, e ela deve continuar sendo aplicada enquanto a investigação sobre os casos de trombose se desenrola”, concluiu.

A AstraZeneca, por sua vez, afirmou que a segurança da vacina foi amplamente estudada em ensaios clínicos de fases 1, 2 e 3. “Os reguladores têm padrões claros e rigorosos de eficácia e segurança para a aprovação de qualquer novo medicamento”, disse um porta-voz da empresa.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?