Uva passa: saiba benefícios e melhor maneira de incluir no cardápio
Rica em fibra e antioxidante, a uva passa é um sabor tradicional das festas de fim de ano. Alto teor de açúcar exige moderação no consumo
atualizado
Compartilhar notícia
A polêmica entre os amantes e os detratores da uva passa sempre aparece no fim do ano. E, nem por isso, o alimento deixa de ser incluído em quase todos os pratos festivos.
Versão desidratada da fruta, a uva passa possui uma alta concentração de frutose e glucose. Em cada 100 gramas, há 294 calorias, o que a torna um ingrediente bastante calórico.
“É importante ficar atento, pois algumas marcas adicionam ainda mais açúcar às uvas passas, aumentando o valor calórico. O ideal é consumi-la sem aditivos”, sugere a nutricionista Paloma Popov, professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
As vantagens do ingrediente são as fibras, que ajudam no trânsito intestinal e na saciedade, e os antioxidantes, que combatem os radicais livres e colaboram para a renovação celular. “Se consumidas com moderação, podem trazer saciedade, devido ao teor das fibras”, comenta a professora.
Como escolher a melhor opção
Na hora da compra, Popov destaca a importância de ler o rótulo, escolhendo opções que não tenham adição de açúcar e conservantes, como sódio, ácido ou enxofre. “Além da questão calórica, alguns aditivos podem causar sensibilidade ou reações no sistema digestivo, levando a desconfortos, como flatulências”.
A professora sugere que as uvas passas sejam usadas para substituir o açúcar refinado. “Elas podem ser usadas em bebidas e preparações diversas, substituindo o açúcar adicionado pelo açúcar natural da fruta. Essa prática é benéfica por reduzir o açúcar branco nos preparos”, completa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!