metropoles.com

Uva passa: saiba benefícios e melhor maneira de incluir no cardápio

Rica em fibra e antioxidante, a uva passa é um sabor tradicional das festas de fim de ano. Alto teor de açúcar exige moderação no consumo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
uvas naturais e passas
1 de 1 uvas naturais e passas - Foto: Getty Images

A polêmica entre os amantes e os detratores da uva passa sempre aparece no fim do ano. E, nem por isso, o alimento deixa de ser incluído em quase todos os pratos festivos.

Versão desidratada da fruta, a uva passa possui uma alta concentração de frutose e glucose. Em cada 100 gramas, há 294 calorias, o que a torna um ingrediente bastante calórico.

“É importante ficar atento, pois algumas marcas adicionam ainda mais açúcar às uvas passas, aumentando o valor calórico. O ideal é consumi-la sem aditivos”, sugere a nutricionista Paloma Popov, professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

As vantagens do ingrediente são as fibras, que ajudam no trânsito intestinal e na saciedade, e os antioxidantes, que combatem os radicais livres e colaboram para a renovação celular. “Se consumidas com moderação, podem trazer saciedade, devido ao teor das fibras”, comenta a professora.

Pote de argila com uva passa dentro
As uvas passas contém fibras, mas são alimentos calóricos

Como escolher a melhor opção

Na hora da compra, Popov destaca a importância de ler o rótulo, escolhendo opções que não tenham adição de açúcar e conservantes, como sódio, ácido ou enxofre. “Além da questão calórica, alguns aditivos podem causar sensibilidade ou reações no sistema digestivo, levando a desconfortos, como flatulências”.

A professora sugere que as uvas passas sejam usadas para substituir o açúcar refinado. “Elas podem ser usadas em bebidas e preparações diversas, substituindo o açúcar adicionado pelo açúcar natural da fruta. Essa prática é benéfica por reduzir o açúcar branco nos preparos”, completa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?