Uso excessivo de álcool é fator de risco para Covid, sugere estudo
Cientistas da Rush University Medical Center, nos EUA, sugerem que uso indevido de álcool agrava quadros de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo dos três anos de pandemia, a ciência já conseguiu confirmar que a idade avançada e algumas doenças como hipertensão e diabetes são alguns fatores de risco que podem causar o agravamento do quadro de Covid-19. No entanto, um estudo publicado na Wiley Online Library concluiu que o uso de álcool também pode influenciar na gravidade da doença.
O grupo de pesquisadores da Rush University Medical Center, em Chicago, nos Estados Unidos, sugeriu que o uso exagerado de álcool e o alcoolismo podem exacerbar infecções pulmonares virais como o coronavírus, gripe e pneumonia.
Os cientistas propõem que o álcool causa três problemas semelhantes a outros fatores de risco para a Covid-19. O primeiro é o desequilíbrio das bactérias do intestino. O segundo elemento é que o álcool causa o fenômeno conhecido como intestino permeável, quando o órgão permite a passagem de bactérias e toxinas das paredes intestinais para a corrente sanguínea. E por fim, a ativação sistêmica de um complexo proteico chamado NLRP3, que causa inflamação no organismo.
Desta forma, os estudiosos concluem que é altamente plausível que o uso indevido de álcool seja um fator de risco para aumento da taxa de infecção quando os indivíduos são expostos ao vírus.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.