União Europeia inicia análise para registro de 1ª vacina contra Covid-19
Imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca submeteu documentação para apreciação da Agência Europeia de Medicamentos
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou que começará a revisão de resultados para registrar a primeira vacina contra a Covid-19 nos países que fazem parte do bloco.
Trata-se do imunizante desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra.
O processo será feito em etapas, seguindo o modelo de revisão contínua. Na prática, isso permite que a agência inicie a análise dos resultados apesar de a fase 3 do estudo ainda não estar concluída.
A apreciação começará pelos resultados dos estudos laboratoriais, feitos ainda antes dos testes em voluntários. Os documentos foram entregues pelos desenvolvedores da vacina na quinta-feira (2/10)
O estudo da vacina de Oxford está na última etapa de desenvolvimento, quando o medicamento é aplicado em milhares de voluntários. O Brasil é um dos países onde os ensaios clínicos estão em andamento.
Aprovação no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também afirmou, na quinta-feira (2/10) que trabalha na análise dos documentos desta mesma vacina para registro no Brasil.
O imunizante, no entanto, só poderá recebe a aprovação após os resultados dos ensaios clínicos.