O que a aparência e o cheiro do umbigo podem contar sobre a sua saúde
Especialista enumera quais são os problemas de saúde que podem ser revelados pela aparência e cheiro do umbigo
atualizado
Compartilhar notícia
No útero, a entrada de nutrientes e de oxigênio no corpo do feto é feita através do cordão umbilical. Ainda nos primeiros dias de vida ele se resseca e dá lugar a uma cicatriz: o umbigo.
Há quem acredite que umbigo é uma poderosa fonte energética (devendo até ser tapado para autoproteção) e há quem se lembre dele apenas quando é necessário fazer algum procedimento cirúrgico que passe por ali.
De forma geral, esta parte do corpo passa a ser mais negligenciada conforme crescemos e, no entanto, pode ser muito reveladora sobre a nossa saúde.
O que significa um mau-cheiro no umbigo?
Muita gente reclama de mau-cheiro na região ou do aparecimento de pequenas manchas escuras. Os dois sinais não indicam problemas de saúde, mas falta de higiene. Como a cicatriz é profunda e possui muitas dobras de pele, é comum que acumule sujeira e bactérias.
Em entrevista ao The Sun, o médico Tosin Ajayi-Sotubo assegura que os banhos diários costumam fazer dar conta da limpeza. No entanto, se a pessoa vem percebendo cheiros ruins na região ou se sua muito, ele recomenda uma limpeza específica, focada no umbigo, uma vez por semana.
Não é preciso usar mais do que água e sabão. Em casos de formatos muito profundos, pode-se recorrer a um cotonete, mas é sempre bom lembrar de fazer a esfregação com gentileza.
Nos casos em que o cheiro persiste apesar da higiene, a causa pode ser uma infecção de pele na região. Qualquer tipo de secreção que saia do umbigo também é um sinal de que há infecção no local.
Meu umbigo estufou. O que é?
O umbigo ganha seu formato logo na primeira infância e não costuma mudar (a não ser durante a gestação, quando a pressão do útero costuma empurrá-lo para fora).
Caso o seu umbigo tenha mudado de formato subitamente, se projetando para fora do corpo, é provável que você tenha desenvolvido uma hérnia. A hérnia ocorre quando há uma fraqueza dos músculos abdominais, o que permite que o tecido do intestino se projete através do cicatriz de nascença.
Até os 5 anos, quando a musculatura está se formando, é comum que o umbigo salte, especialmente ao fazer força para evacuar. Em adultos, porém, é menos comum.
Sintomas como vermelhidão e o inchaço podem ser sinal de alguma doença de pele ou do aparecimento de um fungo na região. O principal sinal deste tipo de caso é uma coceira constante, indica Ajayi-Sotubo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!