metropoles.com

Uma em cada 4 mulheres confundiria sintomas de um infarto, diz estudo

Pesquisa da Universidade de Edimburgo descobriu que muitas desconhecem os sinais que um ataque cardíaco provoca no corpo feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JadeThaiCatwalk/iStock
suor
1 de 1 suor - Foto: JadeThaiCatwalk/iStock

Em homens, o infarto se anuncia com a clássica dor no peito, que pode irradiar para o braço, maxilar ou estômago. Nas mulheres, a doença é silenciosa e os sintomas são tão genéricos que não é raro que a paciente confunda um ataque do coração com uma gripe ou, até mesmo, com um episódio de má-digestão. Uma pesquisa feita pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, revelou que, de fato, poucas mulheres saberiam reconhecer os sintomas de um infarto.

Na pesquisa, 2 mil mulheres foram entrevistadas. Somente 57% delas afirmou saber que transpiração em demasia pode ser um sinal de ataque cardíaco. Cerca de 59% disseram reconhecer tontura como um sintoma e 64% sabiam que sentir-se doente (como uma gripe) também pode ser um alerta.

Uma em cada quatro participantes do estudo acredita que sentiria os mesmos sintomas masculinos caso estivesse infartando, o que demonstra um perigoso desconhecimento em relação ao próprio corpo.

Outro problema, de acordo com os pesquisadores, é a crença de que mulheres estariam livres de infartar. Uma em cada dez entrevistadas afirmou acreditar que apenas homens precisam se preocupar com problemas cardíacos e uma em cada oito admitiu desconhecer que mulheres também infartam.

De acordo com o Ministério da Saúde, sintomas típicos do infarto em mulheres são dor ou desconforto na região peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto. As dores ocorrem acompanhadas de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio. Os sintomas atípicos incluem dor no abdômen, semelhante ao incômodo de uma gastrite ou esofagite de refluxo, enjoo, e mal-estar, além de cansaço excessivo, sem causa aparente.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 300 mil infartos ocorrem por ano no Brasil. Desses, 80 mil acabam sendo fatais – seja por não receberem o tratamento adequado ou por não terem sido controlados os fatores de risco que podem desencadear a doença. Em mulheres, o grupo de risco é formado por sedentárias, diabéticas, hipertensas, obesas, fumantes, com colesterol alto, com histórico familiar de infartos e com mais de 55 anos de idade.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?