metropoles.com

Uma boa higiene íntima é fundamental para a saúde da vagina

Evite sabonetes íntimos, duchas, lenços umedecidos e tecidos sintéticos. Todos esses itens podem contribuir para infecções frequentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruce mars, Unsplash
Escutar música durante o banho estraga o celular? Especialistas respondem
1 de 1 Escutar música durante o banho estraga o celular? Especialistas respondem - Foto: Bruce mars, Unsplash

Uma boa higiene íntima é essencial para a saúde feminina. A vagina possui um pH próprio, levemente ácido, que deve ser mantido. Por isso, algumas dicas são essenciais para manter a região livre de irritações, infecções ou micoses.

Sabonete íntimo apenas para a região externa
Opções não faltam no mercado, no entanto os sabonetes íntimos devem ser usados com moderação. O ideal é que sejam diluídos em água e não sejam aplicados diretamente na região íntima.

Evitar itens e lenços umedecidos 
O uso frequente de duchas pode alterar o pH e a flora vaginal, tornando a vagina mais suscetível a infecções. Duchas vaginais só devem ser usadas com orientação médica. Outro item não indicado são os lenços umedecidos e o papel higiênico perfumado. A indicação é que sejam usados apenas em casos de extrema necessidade, por exemplo, você está fora de casa e essa é a única maneira de fazer a higienização necessária. Quando usados em excesso, esses produtos podem provocar secura na vagina e irritações, eliminando a lubrificação natural da pele.

Usar calcinhas de algodão
Roupas íntimas de materiais sintéticos dificultam a transpiração da pele e aumentam a quantidade de suor. Esse cenário é perfeito para o surgimento de doenças como a candidíase ou outras infecções vaginais. Por isso, prefira as calcinhas de algodão, que devem ser trocadas diariamente ou depois de se lavar ou de tomar banho.

Não exagerar na depilação
A depilação total e o uso frequente de gilete e produtos para depilação mais de três vezes por semana não são aconselhados. A depilação total pode favorecer a proliferação de micro-organismos, além de aumentar os índices de corrimento vaginal. Já o uso do gilete ou de cremes que retiram os pelos destrói a camada protetora da pele e contribui para reduzir a lubrificação natural. (Com informações do portal Tua Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?