metropoles.com

Uma a cada 3 pessoas que percebem demência mantém suspeita em segredo

De acordo com pesquisa realizada no Reino Unido, as pessoas evitam trazer o assunto à tona ao perceber sinais em si e em seus entes queridos

atualizado

Compartilhar notícia

Alistair Berg/Getty Images
Um terço das pessoas que notam sinais da demência preferem não falar - Metrópoles - declínio cognitivo
1 de 1 Um terço das pessoas que notam sinais da demência preferem não falar - Metrópoles - declínio cognitivo - Foto: Alistair Berg/Getty Images

O medo de falar sobre demência ao notar os primeiros sinais leva muitos pacientes a atrasarem o diagnóstico e tratamento. Uma pesquisa da Alzheimer’s Society, no Reino Unido, revelou que 33% das pessoas que perceberam sintomas em si mesmas ou em seus familiares e amigos preferiram não abordar o assunto por ao menos um mês por medo de trazer o tema à tona.

Segundo 23% dos entrevistados, o medo do diagnóstico levou a uma demora de mais de seis meses para procurar atenção médica. Por outro lado, a pesquisa mostrou que apenas 15% conseguiram falar sobre publicamente sobre o assunto com seus entes queridos logo após observarem os primeiros sinais.

A pesquisa foi feita com 1,1 mil pessoas com mais de 85 anos, pois o envelhecimento é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de quadros de demência. Entre os participantes do levantamento, 64% afirmam ter confundido os sinais com o envelhecimento natural.

“Nós não podemos evitar a ‘palavra com d’. Temos que encarar a demência de frente, já que nove de cada dez pessoas que buscam o tratamento acabam tendo benefícios na sua qualidade de vida depois que conseguem um diagnóstico definitivo”, afirmou a diretora da Alzheimer’s Society, Kate Lee, em comunicado à imprensa.

De acordo com os entrevistados, o medo do diagnóstico é causado pelo temor de passarem a ser tratados como crianças.

Para combater o medo de as pessoas falarem sobre demência, a Alzheimer’s Society lançou uma campanha em vídeo que conscientiza o público da importância do acompanhamento médico para a qualidade de vida das pessoas.

Os principais sinais de demência a serem observados são:

  • Perda de memória;
  • Problemas em usar a linguagem;
  • Mudanças na personalidade;
  • Desorientação;
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais;
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

“A demência mata, sobrecarrega nossos sistemas de saúde e atinge a sociedade em larga escala. É urgente que busquemos meios de enfrentá-la como um desafio global”, disse a diretora de pesquisa da Alzheimer’s Society, Fiona Carrangher.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?