Um paciente na Holanda e outro na Bélgica pegaram coronavírus duas vezes
Depois do caso de Hong Kong, reportagem da TV holandesa NOS divulga que há registros de reinfecção comprovada nos dois países europeus
atualizado
Compartilhar notícia
Um paciente na Holanda e outro na Bélgica pegaram a Covid-19 duas vezes, informou a TV holandesa Nos nesta terça-feira (25/8).
A informação foi noticiada após a divulgação do caso de Hong Kong, no qual um homem de 33 anos teve a segunda infecção comprovada por uma versão genética do coronavírus diferente da que causou o primeiro registro da doença.
O paciente holandês é uma pessoa idosa com o sistema imunológico frágil, de acordo com a virologista Marion Koopmans, citada pela emissora holandesa. “Eu não fico assustada por alguém aparecer com uma reinfecção. O que precisamos observar é com que frequência isso acontece”, frisou.
O paciente belga teria apresentado apenas sintomas leves na segunda manifestação da Covid-19. Os três casos de reinfecção comprovada mostram que algumas pessoas não desenvolvem anticorpos suficientes para protegê-las de outras cepas do vírus.
Entre os desafios dos cientistas, está o de descobrir com qual frequência a reinfecção ocorre e se há outras variáveis associadas. No Brasil, pelo menos 15 casos de possível reinfecção estão sendo estudados.