UE faz acordo com Moderna para compra de mais 80 milhões de doses de vacina
O bloco de países passa a ter acesso 160 milhões de vacinas da vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano
atualizado
Compartilhar notícia
A Moderna informou, nesta sexta-feira (18/12), que a União Europeia garantiu a compra de mais 80 milhões de doses da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório norte-americano.
Ao todo, o bloco formado por 27 países já garantiu 160 milhões de doses para suas populações. A primeira entrega está prevista para o início de 2021, tão logo a Moderna consiga a aprovação do órgão regulatório europeu e o aval das entidades científicas.
A empresa tem compromissos para entregar mais de 470 milhões de doses da vacina. Destas, 200 milhões para os Estados Unidos, 160 milhões para a União Europeia, 50 milhões para o Japão, 40 milhões para o Canadá, 7,5 milhões para a Suíça, 7 milhões para o Reino Unido e 6 milhões para Israel.
Os Estados Unidos ainda têm a possibilidade de compra de mais 300 milhões de doses, e o Canadá, outras 16 milhões. Catar, Cingapura e outros países ainda não estabeleceram o total de compra.
Aprovação nos EUA
Nesta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para informar que o país aprovou o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna. A aprovação ainda não foi confirmada pela agência Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês).
Para que a população dos EUA tenha acesso à vacina, ainda é preciso o parecer final da FDA e do Centro de Controle de Doenças (CDC). (Com informações da Agência Estado)