metropoles.com

União Europeia apoia uso do Wegovy para insuficiência cardíaca

Apoio é baseado em estudo com Wegovy que mostra benefícios por pacientes com insuficiência cardíaca relacionada à obesidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Homem com mão no coração - Metrópoles
1 de 1 Homem com mão no coração - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) apoiou a recomendação do uso do Wegovy como parte do tratamento da insuficiência cardíaca relacionada à obesidade. A informação foi confirmada pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do medicamento, nessa quinta-feira (19/9), em comunicado à imprensa.

É a segunda vez que a EMA apoia o uso do Wegovy para o tratamento de outras doenças além do emagrecimento de pacientes com obesidade e sobrepeso, objetivo para o qual o medicamento foi desenvolvido. Anteriormente, a agência apoiou a indicação do remédio como uma estratégia para reduzir o risco cardíaco e de derrame em adultos com sobrepeso ou obesidade sem diabetes.

Agora, o sinal verde vai para o uso das canetas injetáveis por pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp).

A condição é responsável por quase metade dos casos de insuficiência cardíaca. Nela, os músculos cardíacos enrijecem e aspiram menos sangue. Como consequência, os pacientes sofrem com fadiga, falta de ar, capacidade reduzida de realizar exercícios físicos e inchaço das extremidades.

Estudo com Wegovy

O Wegovy é uma medicação injetável de uso semanal com 2,4 mg de semaglutida, mesmo princípio ativo usado no Ozempic, também produzido pela Novo Nordisk.

Um estudo de fase 3 da farmacêutica, publicado em agosto de 2023, mostrou que após um ano de tratamento com Wegovy (semaglutida 2,4), os voluntários perderam em média 13,3% do peso corporal. Ao mesmo tempo, eles também tiveram uma melhora de 16,6 pontos em uma escala de saúde de 100 pontos baseada em critérios relacionados à insuficiência cardíaca.

No grupo controle, para comparação, a redução de peso foi de 2,6% e a melhora da insuficiência cardíaca foi de 8,7 pontos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?