metropoles.com

Em guerra, Ucrânia realiza 1º transplante de coração em uma criança no país

Menina de 6 anos recebeu o órgão depois de uma doação feita por um menino de 4 anos que salvou três vidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook/Instituto do Coração da Ucrânia
Apesar da guerra, Ucrânia realiza seu 1º transplante de coração em uma criança Menina de 6 anos recebeu o órgão depois de uma doação feita por um menino de 4 anos que salvou 3 vidas
1 de 1 Apesar da guerra, Ucrânia realiza seu 1º transplante de coração em uma criança Menina de 6 anos recebeu o órgão depois de uma doação feita por um menino de 4 anos que salvou 3 vidas - Foto: Reprodução/Facebook/Instituto do Coração da Ucrânia

Apesar dos desastres ocorridos com a guerra, a Ucrânia conseguiu realizar nessa segunda-feira (10/7) o primeiro transplante de coração em uma criança no país. Segundo um comunicado feito pelo Instituto do Coração da Ucrânia, a cirurgia salvou a vida de uma menina de seis anos e foi comandada pelo próprio diretor do órgão, Borys Todurov.

Apesar do perigo da guerra, o helicóptero transportou o coração do paciente e fez todo o possível para salvar a vida e cumprir os prazos a tempo de fazer a doação”, afirma o médico.

O coração transplantado para a paciente foi doado por um menino de 4 anos que sofreu uma morte súbita. Além do coração, os dois rins e o fígado da criança foram usados para salvar outros três pacientes pediátricos.

3 imagens
Mãe do doador foi autorizada a ouvir o coração dele no peito da receptora
Coração do menino foi usado em transplante. Seus rins e fígado também foram aproveitados
1 de 3

Operação foi feita para salvar a vida de uma menina

Reprodução/Facebook/Oksana Dmitrieva,
2 de 3

Mãe do doador foi autorizada a ouvir o coração dele no peito da receptora

Reprodução/Facebook/Oksana Dmitrieva,
3 de 3

Coração do menino foi usado em transplante. Seus rins e fígado também foram aproveitados

Reprodução/Facebook/Instituto do Coração da Ucrânia

Três crianças receberam o transplante

Os rins do menino foram doados para um paciente de 12 anos que estava há três anos na fila do transplante. Já o fígado foi transplantado em um adolescente de 15 anos. Órgãos de adultos não podem ser doados para menores de idade, o que faz o procedimento em crianças ser ainda mais difícil.

A cirurgia de coração da menina foi bem sucedida e ela se recupera bem. Quebrando o protocolo deste tipo de procedimento, a mãe da criança que doou o coração foi autorizada a fazer uma visita à menina na UTI. Ela pôde ouvir o coração que era de seu filho batendo mais uma vez.

A deputada ucraniana Oksana Dmitrieva, representante da comissão de saúde do parlamento ucraniano, compartilhou o momento do encontro em suas redes sociais. “Temos um grande respeito aos pais deste anjinho que, neste momento difícil, decidiu fazer um gesto tão bonito e bondoso”, afirmou Oksana.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?