Turbine o organismo com quatro shots poderosos para atravessar a pandemia
Nutricionista indica receitas com ingredientes naturais para dar energia matinal, aumentar a imunidade, reduzir a ansiedade e fazer um detox
atualizado
Compartilhar notícia
O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus tem causado mudanças na rotina que podem prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo. Falta de disposição, problemas de pele e até ansiedade são alguns dos sintomas relatados pelas pessoas, como mostram estudos recentes. Os famosos shots matinais ajudam a melhorar o desempenho do corpo graças ao poder dos ingredientes naturais contidos neles.
Eles devem ser consumidos nas primeiras horas do dia, ainda em jejum para limpar e reenergizar o corpo. De acordo com a nutricionista Flávia Mantovani, o segredo está na concentração dos nutrientes contidos na bebida. Ela deve ser consumida diariamente e, como o nome sugere, em pequenas quantidades.
Combate à ansiedade
Os casos de ansiedade e depressão aumentaram durante os meses de isolamento social. De acordo com o Ministério da Saúde, até o fim de junho, quatro em cada 10 brasileiros relatam sintomas de ansiedade como distúrbios de sono ou dificuldade para dormir.
Para ajudar a combater a condição mental, a nutricionista sugere um shot com cacau em pó. Além de ter um poder antioxidante, o fruto aumenta os níveis de serotonina no organismo porque é fonte de triptofano, um aminoácido responsável pela produção do hormônio ligado à sensação de bem estar.
A liberação do neurotransmissor dopamina também influencia nos efeitos do cacau no cérebro. “Quando comemos um chocolate, nosso cérebro tem a sensação de recompensa”, explica.
Mais energia
A spirulina contribui para dar mais energia e disposição para encarar o isolamento social. Ao menos 60% da substância é composta por aminoácidos – os tijolinhos que formam as proteínas – de alta qualidade, com quase 90% de aproveitamento. Outros 7% são fonte de ácidos graxos essenciais, além de vitaminas e minerais.
“Ela é energia pura, uma bomba de nutrientes. Com esse tanto de nutriente, ela é um super combustível para dar aquela levantada na saúde e na disposição”.
Para melhorar a imunidade
Não existe ainda comprovação científica de que algum alimento sozinho consiga combater o novo coronavírus ou potencializar o sistema de defesa do organismo. No entanto, eles podem ajudar no bom desempenho no organismo quando acompanhados de hábitos saudáveis.
A nutricionista indica um shot com três alimentos considerados coringas: própolis, gengibre e moringa oleifera. O primeiro possui ação moduladora do sistema imune. Entre os benefícios do gengibre, Flávia destaca a ação antioxidante e anti-inflamatória, que contribuem no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo resfriados, por exemplo.
Já a moringa oleifera, também conhecida como acácia-branca, é considerada a árvore da vida. “Essa folhinha, que podemos consumir em saladas ou seu pó em sucos e shots, é rica em aminoácidos, vitaminas e minerais como cálcio, ferro e zinco, com ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica. O consumo dela ajuda no processo de limpeza do corpo e melhora da imunidade.
Para desintoxicar
Passar mais tempo em casa nem sempre significa se alimentar melhor. Por isso, Flávia indica um preparo para limpar o organismo com vinagre de maçã, açafrão, pimenta-preta e chlorella, uma microalga que age como uma verdadeira faxineira no organismo, inclusive de metais pesados, segundo a profissional.
O vinagre de maçã orgânico é rico em polifenóis, que são antioxidantes. Eles ajudam também a proteger as células contra alterações que desencadeiam doenças.
A pimenta-preta entra para ajudar o organismo a absorver os nutrientes da curcumina, presente no açafrão. A substância é um forte antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.