Turbine o cardápio com temperos e especiarias para secar a barriga
Adicionar ingredientes como canela, gengibre e pimenta nas preparações do dia a dia acelera a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Perder peso é uma combinação de fatores que incluem o controle alimentar e a prática regular de exercícios físicos. No entanto, há truques simples que ajudam a alcançar o resultado pretendido. Um hábito simples e que pode ser incorporado sem grande esforço é adicionar temperos e especiarias aos pratos do dia a dia. Além de saborosos, canela, gengibre, pimenta e açafrão-da-terra são aliados no processo de emagrecimento.
De acordo com o nutricionista Renato França, estudos demonstram os benefícios do consumo desses itens na redução do acúmulo de gordura corporal. As especiarias têm ação termogênica e, por isso, aceleram o metabolismo. Veja as nossas sugestões e escolha a opção que mais agrada ao seu paladar:
Canela: melhora a eficácia da insulina, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue, o que diminui a fome e, consequentemente, provoca a perda de peso. A canela também facilita a digestão, ajuda a eliminar os gases acumulados no intestino, ou seja, desincha a barriga. Uma boa maneira de consumir canela é a partir de chás obtidos com a fervura do pau de panela. Outra sugestão é polvilhar a versão em pó em receitas.
Pimenta-vermelha: as dedo-de-moça e malagueta contêm capsaicina, substância ativa responsável pela ardência das pimentas. Essa sustância é termogênica e estimula a perda de gordura acelerando o metabolismo, sem grandes variações na frequência cardíaca, diferentemente do efeito da cafeína, por exemplo. As pimentas também possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão e diminuem os níveis de colesterol. Uma dica caseira é fazer uma conserva de pimenta-vermelha com azeite para acrescentar à comida. Para atingir os melhores resultados, o ideal é manter a parte branca da pimenta, a capsaicina fica concentrada lá.
Açafrão-da-terra: é uma raiz e faz parte da família do gengibre. A planta contém o composto bioativo curcumina, que é o pigmento que dá cor amarela do produto. A curcumina diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. O composto tem ainda ação anti-inflamatória, que contribui para evitar diabetes, prevenir o câncer e diminuir o chamado colesterol ruim. O açafrão-da-terra pode ser usado no tempero de carnes e vegetais refogados.
Gengibre: o ingrediente tem ação imunomoduladora e anti-inflamatória, além de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a gordura corporal. Se usado em chás – basta ferver o gengibre entre 5 e 10 minutos, é um potente diurético. Na comida, ele pode ser usado junto com cebola e alho durante o preparo dos alimentos. O gengibre também ajuda na digestão e atua contra a azia. “Embora ele seja melhor aproveitado em pratos ou chás quentes, pois a temperatura auxilia na extração dos compostos, o uso em sucos de frutas também é ótimo”, sugere o nutricionista.