Tumor no cérebro tem cura? Neurologista ensina como lidar com a doença
Neurocirurgião explica o que é esse tipo de câncer e revela que é possível levar uma vida normal após a descoberta
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), se estima que cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro ou no sistema nervoso central foram diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022. Para o médico neurocirurgião Marcelo Valadares, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein, é importante se conscientizar sobre os sintomas, e, dependendo do caso, um tumor no cérebro tem cura, sim.
As massas, que podem ser cancerígenas ou não, são caracterizadas pela presença e crescimento de células anormais no cérebro ou nas meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal).
É possível levar uma vida saudável após um tumor cerebral
De acordo com o especialista, a boa notícia é que muitos tumores intracranianos são benignos. Ou seja, existe cura. O mais comum deles é chamado de meningioma, que pode ter retirado em cirurgia e, em algum casos, não precisa nem de operação.
“Tumores que surgem dentro do próprio cérebro podem ser benignos, curáveis com cirurgia, ou de baixa agressividade, com o objetivo do paciente ter vida longa e de qualidade”, explica o médico.
O meningioma é o tipo mais frequente de tumor no cérebro, responsável por cerca de 30% das incidências. São benignos e mais comuns em adultos e idosos, acometendo mais mulheres do que homens.
Quais são os sintomas
“Como o cérebro é praticamente divido em áreas responsáveis por funções específicas, os tumores que se desenvolvem nessas regiões vão prejudicar essas atividades, ou seja, cânceres que surgirem próximo às áreas responsáveis pelos movimentos dos membros podem causar fraqueza e até paralisia. Já os tumores nas áreas responsáveis pela visão podem causar perdas visuais, manchas ou embaçamentos”, esclarece Valadares.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.