Truque simples antes de dormir alivia sintoma da menopausa. Saiba qual
Estudo mostra que mulheres no climatério melhoraram qualidade do sono e reduziram níveis de estresse após adotarem hábito simples
atualizado
Compartilhar notícia
A menopausa é o período que marca o fim da capacidade reprodutiva nas mulheres. As alterações geralmente são percebidas a partir dos 45 anos, quando os ciclos menstruais passam a se tornar irregulares. Entre os principais efeitos sentidos estão as ondas de calor (fogachos), baixa na libido, alterações de humor e problemas para dormir.
Em um estudo recente realizado pela Universidade Inonu, na Turquia e publicado na revista Menopause, pesquisadoras identificaram que a simples atitude de massagear os pés antes de dormir pode ajudar melhorar a qualidade do sono das mulheres que vivem o período.
Para a realização do experimento, o grupo de especialistas em saúde selecionou 64 mulheres com idades entre 53 a 60 anos que já não menstruavam mais. Elas foram divididas em dois grupos: o primeiro, que serviu como grupo controle, não recebeu intervenções; já o segundo grupo recebeu 10 minutos de massagem em cada pé diariamente por uma semana.
As participantes responderam perguntas sobre os hábitos de sono e como estavam se sentindo imediatamente antes da primeira massagem e 30 minutos após a última intervenção. As mulheres que tiveram os pés massageados reportaram ter dormido em média uma hora a mais do que as do grupo controle.
“A massagem nos pés (reflexologia podal) é uma prática terapêutica que estimula as células nervosas e renova o equilíbrio corporal, permitindo que o indivíduo relaxe e diminua os níveis de estresse. Já sabíamos que a reflexologia é um tratamento complementar para o relaxamento efetivo. No estudo, investigamos como a técnica pode reduzir os sintomas da menopausa ao afetar os sistemas endócrino e nervoso, criando uma transição mais leve para o período”, disse a pesquisadora Çiğdem Karakayalı, do Departamento de Ginecologia da Universidade Inonu, no texto de apresentação dos resultados.
De acordo com as cientistas, a melhora na qualidade do sono foi causada pela redução de interrupções durante a noite. As cientistas recomendam que a massagem nos pés se torne um tratamento alternativo somado aos métodos farmacológicos para aliviar os sintomas vivenciados neste período da vida.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.