Truque do TikTok que usa loção de calamina como primer faz mal à pele
Loção indicada para tratar coceira e ardor da pele ganhou popularidade na rede social como cosmético. Especialistas contraindicam o uso
atualizado
Compartilhar notícia
O TikTok está repleto de vídeos com dicas de maquiagem e truques para solucionar problemas de todos os tipos de pele. Alguns, no entanto, são bastante controversos, como o uso de loções com calamina como primer facial.
Os cremes são vendidos em farmácia por, aproximadamente, R$15. Eles são indicados para aliviar o ardor e a coceira na pele após exposição excessiva ao sol, queimaduras, brotoejas e picadas de insetos.
Ao experimentar o produto – aplicando-o no nariz, testa, maçãs do rosto e queixo –, as usuárias da rede social contam que ele absorve a oleosidade da pele e proporciona um efeito matte à maquiagem, aplicada logo em seguida.
“Seca muito rápido. Minha pele parece muito mate. Não é tão ruim”, disse a influenciadora digital Aisyah (@msaisyahnoor).
@flavorfaay2 Ok this shit is gold ❤️🔥❤️🔥 10/10 #makeuptutorial#calaminelotion#fyp#makeuphacks#foryou#mua#makeuproutine ♬ Aesthetic Girl – Yusei
Os fabricantes alertam que esses produtos não devem ser usados a longo prazo porque podem causar problemas à pele, como ressecamento excessivo, sensibilidade, erupções cutâneas e manchas. Eles também não devem ser usados por gestantes e pessoas com hipersensibilidade à calamina.
Os principais ingredientes ativos da loção são o óxido de zinco, um antisséptico, e o fenol, um conservante com propriedades anestésicas suaves que não tem permissão para ser usado em cosméticos.
“A loção retira a umidade da pele e também pode atuar como queratolítico, o que significa que pode esfoliar a pele”, explica a dermatologista Alia Ahmed, da Frimley and Barts Health NHS Trusts, em entrevista ao jornal Daily Mail.
“Isso é útil ao lidar com erupções cutâneas e com coceira, mas deixar a loção de calamina por períodos prolongados em áreas como o rosto, sob ou com maquiagem, pode levar à secura excessiva da pele, que se manifestará como manchas escamosas ou vermelhidão”, disse Alia.
Outra indicação importante é que após a aplicação, deve-se evitar a exposição ao sol, pois o produto pode sofrer reação com a luz solar e a área afetada pode piorar. Ou seja, ele não poderia ser usado sob a maquiagem diária.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.