metropoles.com

Transmissão de coronavírus é maior do que a de H1N1 em 2009

Nota técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) aponta que a disseminação do novo coronavírus é mais rápida. H1N1 matou 18 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Uma nota técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirma que o contágio do coronavírus é maior do que o do H1N1 — responsável pela pandemia de 2009.

Segundo a entidade, a capacidade de transmissão, que é o número médio de “contagiados” por cada pessoa doente, do novo coronavírus é de 2,74, ou seja, uma pessoa doente com a Covid-19 transmite o vírus, em média, a outras 2,74 pessoas.

Comparativamente, na pandemia de influenza H1N1 em 2009, esta taxa foi de 1,5.

Apesar do indicativo, segundo a SBI, aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam de hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI); e menos de 5% precisam de suporte intensivo.

O período de incubação do vírus, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a Covid-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.

O Ministério da Saúde atualizou na manhã desta quinta-feira (12/03) as informações oficiais sobre o contágio no país. Até o momento, são 60 casos confirmados, 930 suspeitos e 947 descartados.

Desde a última atualização, foram adicionados seis casos no Paraná. Por enquanto, há casos confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (11/03), a Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou classificação da infecção como uma pandemia mundial. Em 2009, o H1N1 matou 18,5 mil pessoas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?