Trabalho das doulas nos hospitais públicos do DF será normatizado
Secretaria de Saúde estudará como adequar as legislações para a atuação das profissionais nas maternidades da rede
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde criou um Grupo de Trabalho para normatizar a entrada das doulas na rede pública de saúde do Distrito Federal. A ordem de serviço Nº 239 foi publicada nesta quinta-feira (02/02/2019) no Diário Oficial do Distrito Federal e visa elaborar uma nota técnica que faça adequações nas legislações vigentes.
“A iniciativa vai normatizar a entrada das doulas na rede para uma oferta de suporte emocional, físico e de informação. As doulas cumprem um papel importante ao proporcionar confiança e utilizar técnicas de alívio da dor, bem como oferecer recursos facilitadores para o parto”, destaca a coordenadora do Grupo de Trabalho, Gabrielle Medeiros.
O grupo deverá realizar reuniões semanalmente para revisar, sistematizar e organizar os protocolos e as legislações estaduais e federais vigentes, elaborar e adequar diretrizes ao contexto do Distrito Federal nos serviços de saúde da rede.
Ação multidisciplinar
O trabalho das doulas vem complementar as atividades da equipe multidisciplinar, ouvindo as demandas da parturiente, dando suporte físico e emocional. As doulas são mulheres treinadas para acompanhar as gestantes do início da gravidez até pouco depois do parto, dando informação, apoio para planejamento do parto e preparação física e mental ao casal e também para orientar nos primeiros cuidados com o bebê.