metropoles.com

Trabalhar demais eleva em 70% o risco de pressão alta, diz estudo

Segundo a pesquisa, quem trabalha 49 horas semanais tem 70% de chance a mais de ter a doença do que quem trabalha 35

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Divulgação
Foto colorida mostra homem de camisa social sentado de frente ao computador, com as mãos nos olhos, abaixo de óculos de grau - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra homem de camisa social sentado de frente ao computador, com as mãos nos olhos, abaixo de óculos de grau - Metrópoles - Foto: Getty Images/Divulgação

Trabalhar demais aumenta o risco de pressão alta e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças cardíacas. Pelo menos é o que diz um estudo divulgado esta semana pela American Heart Association.

No Brasil, uma a cada quatro pessoas convivem com a hipertensão. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 34 mortes ocorrem, por hora, no Brasil. Por dia, soma-se 829 óbitos em decorrência da doença, totalizando 302 mil morte por ano, causadas pela pressão alta ou algum fator desencadeado por ela.

O estudo, feito no Canadá, observou mais de 3.500 servidores públicos de Quebec durante cinco anos. Os pesquisadores observaram que aqueles que trabalhavam 49 horas por semana tinham 70% a mais de chance de ter hipertensão mascarada – de difícil diagnóstico, por vezes só detectada quando o paciente faz o exame de mapa que dura 24 horas. A pesquisa identificou também que há um aumento de 66% na possibilidade dessas pessoas terem hipertensão sustentada – aquela medida facilmente pelo aparelho. Trabalhar de 41 a 48 horas também pode causar até 50% mais chance de desenvolver a doença. 

“Os dois tipos de hipertensão estão ligados a doenças cardiovasculares”, afirma o  chefe da pesquisa e professor do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade Laval, Xavier Trudel. “As associações observadas foram responsáveis pelo estresse no trabalho, um estressor definido como uma combinação de altas demandas de trabalho e baixa autoridade de tomada de decisão. No entanto, outros estressores relacionados podem ter um impacto”. No futuro, os pesquisadores também vão incluir outros fatores como ambiente social e responsabilidades familiares. 

“A pessoa deve ter consciência de que se ela trabalha muitas horas, ela deve pedir que seu médico cheque a sua pressão, especialmente com um monitor por um período de tempo. Uma a cada cinco pessoas com hipertensão não conseguem diagnóstico no primeiro exame clínico, o que acaba atrasando o tratamento”, aponta Trudel no estudo publicado na revista científica Science Daily.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?