metropoles.com

Tourette: entenda síndrome de Cara de Sapato, participante do BBB23

Participante do reality tem condição neuropsiquiátrica que é caracterizada por comportamentos involuntários, não rítmicos e repetitivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Divulgação/Globo
Antonio Cara de Sapato posa com rosto apoiado na mão - metrópoles
1 de 1 Antonio Cara de Sapato posa com rosto apoiado na mão - metrópoles - Foto: Foto: Divulgação/Globo

O lutador de MMA Antônio Cara de Sapato, que participa do BBB23, contou aos outros integrantes do elenco que foi diagnosticado com síndrome de Tourette, doença neurológica que não tem cura e causa movimentos involuntários no paciente. O brother foi diagnosticado aos 9 anos de idade.

A síndrome é uma condição neuropsiquiátrica comum caracterizada por comportamentos involuntários, não rítmicos e repetitivos. Os tiques são provocados por situações de estresse, quando acontecem fatos inesperados; fadiga; ansiedade e excitação; e podem constranger e dificultar a socialização do paciente.

Em alguns casos, o indivíduo pode acabar desenvolvendo outras condições pela instabilidade emocional que vive, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), obsessivo-compulsivo (Toc) e de aprendizagem.

Os gestos involuntários podem causar afastamento entre o paciente e outras pessoas. “O indivíduo com a síndrome pode, sem querer, repetir gestos obscenos involuntários, o que é chamado de copropraxia. Ela é encontrada entre um e 21% dos casos”, explica a psiquiatra Ana Gabriela Hounie ao site da Associação Solidária do Toc e síndrome de Tourette (Astoc St).

Assim como a esquizofrenia e o transtorno de bipolaridade, ainda não está claro para a medicina o que pode desencadear a síndrome de Tourette.

Sinais e sintomas

Os tiques simples geralmente são breves e incluem:

  • Piscar os olhos repetidamente;
  • Fazer caretas;
  • Movimentar a cabeça bruscamente;
  • Encolher os ombros;
  • Grunhir;
  • Fungar ou bufar;
  • Pigarrear.

Os tiques complexos englobam desde gestos faciais até atos como lamber as mãos, cutucar feridas ou o olho. O diagnóstico deve ser feito por meio de avaliação clínica: esta é a única maneira que os profissionais de saúde podem diferenciar a síndrome de outros transtornos.

Os pacientes podem sofrer com tiques por mais um ano — este fator é determinante para o diagnóstico e pode ser identificado por meio um monitoramento feito pelos médicos responsáveis pelo caso.

Tratamento da síndrome de Tourette

A recomendação de tratamento para o paciente com a síndrome inclui remédios, como antipiscóticos, e terapias, como a Intervenção Comportamental Abrangente para Tiques (Icat).

Na maioria dos casos, a associação dos dois métodos controla comportamentos e alivia a impulsividade. “Quando estes tratamentos não devolvem a qualidade de vida do indivíduo ou não são suficientes para que ele não se envergonhe ou constranja a quem convive com ele, a cirurgia cerebral pode ser indicada”, explica o neurologista Henrique Ballalai Ferraz para o site da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?