Touca caseira para quimio pode danificar couro cabeludo, diz médico
Médico tricologista destaca os riscos que o acessório caseiro pode causar ao bulbo capilar
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente ganhou notoriedade a notícia de uma mulher que criou a própria touca para evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia, tendo como base várias placas de gelo. No entanto, o procedimento pode causar queimaduras no couro cabeludo, atingindo o poro e impedindo o crescimento de novos fios, alertam especialistas.
O principal risco da touca é o surgimento de queimaduras por conta do frio excessivo. O médico tricologista, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri) e diretor médico do Instituto do Cabelo, Luciano Barsanti explica que o couro cabeludo é bastante sensível e, se a queimadura atingir o bulbo capilar, os fios não nascerão novamente após a quimioterapia.
“Não é porque o paciente não sente a queimadura que ela não esteja acontecendo. A região é tão sensível que o dano pode ocorrer mesmo sendo indolor”, destaca o especialista.
Além disso, ele alerta que existe uma diferença importante entre o equipamento profissional e a touca caseira. “Enquanto o equipamento médico controla rigorosamente a distribuição do frio e a adequação da temperatura, inclusive indicando a necessidade de pausas a cada 30 minutos de uso, a touca caseira não consegue distribuir o frio adequadamente, muito menos indicar a temperatura adequada”, alerta o médico.
Leia a reportagem completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.