Tosse persistente? Conheça os principais sintomas da tuberculose
Doença que causa cerca de 1 milhão de mortes por ano no mundo tem frequentemente os sintomas confundidos com os da gripe
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado nesta sexta-feira (24/3). A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, surgiu como homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Segundo a OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Além disso, há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1 milhão de mortes por ano no mundo.
Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média dez a 15 pessoas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.
Sintomas de tuberculose
Os sintomas e sinais mais frequentes da tuberculose são:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- Cansaço excessivo e prostração;
- Febre baixa geralmente no período da tarde;
- Suor noturno;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento acentuado e
- Rouquidão.
Alguns pacientes não apresentam nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
Para ler mais, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.