Bateu a tontura ou enjoo durante o treino? Saiba qual pode ser a causa
A sensação de mal-estar durante o treino pode estar relacionada a diferentes motivos, entre eles estão a desidratação e os problemas de sono
atualizado
Compartilhar notícia
Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde, mas também é importante ficar atento aos sinais que o corpo quando está sendo muito exigido. Além de atrapalhar os treinos, episódios de tontura, enjoo ou bocejos repetidos podem estar relacionados a problemas de saúde.
“Se você se deparar com esses sintomas regularmente e eles afetarem sua rotina de exercícios, é fundamental consultar um profissional de saúde para identificar causas e tratá-las, se for o caso”, alerta o médico Francisco Saracuza, especialista em medicina integrativa.
Entenda o que cada um dos sintomas pode indicar:
Tontura durante o exercício
A tontura durante a prática de exercícios físicos ocorre, geralmente, por conta do acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo, isso compromete o retorno venoso ao coração. A consequência é uma queda na pressão arterial, que resulta na tontura.
A sensação é comum durante mudanças rápidas de posição, em exercícios intensos e quando o corpo está desidratado. O sintoma também costuma aparecer após episódios recentes de vômitos, diarreia ou febre.
Para evitar o mal-estar, cuide da hidratação, bebendo água antes, durante e após o exercício, e também evite mudanças bruscas de posição.
Também é recomendando realizar um aquecimento antes do exercício e alongar ao final para desaquecer. Esteja atento à sua frequência cardíaca e, caso ocorra alguma mudança anômala, interrompa o exercício e procure um médico.
Enjoo durante o exercício
A náusea costuma estar relacionada ao sistema digestivo, à maneira como o corpo responde ao esforço físico e às condições ambientais.
Os alimentos que cosumimos antes dos treinos têm grande influência nesse sintoma. Comidas pesadas, ricas em gordura ou refeições fartas sobrecarregam o sistema digestivo, retardando a absorção dos alimentos e causando desconforto gástrico. Da mesma forma, beber muita água antes do treino pode levar à sensação de azia.
Outro momento em que podemos sentir enjoo é quando praticamos exercícios físicos intensos, com movimentos bruscos ou saltos, e iniciamos ou encerramos o exercício abruptamente. De acordo com o médico, quando o corpo passa por uma transição rápida entre o repouso e a atividade intensa, como um treino intenso ou um sprint, pode ocorrer uma desregulação no sistema digestivo.
O desconforto costuma ser temporário e passa logo após o término do exercício. No entanto, se for persistente, intenso e acompanhado de outros sintomas – como dor no peito, tontura e sensação de desmaio –, é aconselhável interromper o treino imediatamente.
Algumas estratégias para evitar náuseas são:
- Iniciar e encerrar os exercícios gradativamente;
- Hidratar-se adequadamente;
- Evitar refeições pesadas e
- Fazer exercícios apenas em condições adequadas de temperatura.
Bocejo durante o treino
O bocejo é um processo involuntário de inspiração profunda. Durante o treino, ele pode ser uma resposta natural do corpo a determinados estímulos, como estresse, ansiedade, tédio, fadiga, temperatura ou nível de esforço. É uma maneira que o corpo tem de regular a oxigenação e a ventilação dos pulmões.
Na maioria dos casos, ele é inofensivo, sem qualquer consequência negativa. No entanto, quando acontece repetida e excessivamente, o bocejo pode indicar distúrbios do sono e doenças cardíacas.
A apneia do sono, por exemplo, pode causar sonolência diurna excessiva e bocejos frequentes durante o dia. Já a insuficiência cardíaca pode levar à falta de oxigenação adequada do corpo, resultando em bocejos mais frequentes durante a prática esportiva.
Segundo Saracuza, é recomendável buscar orientação médica se o bocejo durante o treino for particularmente intenso, acompanhado de outros sintomas preocupantes, como falta de ar, dor no peito, palpitações ou desmaios. “Um profissional de saúde poderá avaliar os sintomas, investigar possíveis causas e fornecer um diagnóstico adequado”, orienta o médico.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!