metropoles.com

Tomei a vacina contra Covid-19. Posso consumir bebidas alcoólicas?

Calma na hora da comemoração: não há evidências que contraindiquem o álcool, mas moderação é a palavra de ordem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Taiyou Nomachi/GettyImages
brinde com copos de cerveja
1 de 1 brinde com copos de cerveja - Foto: Taiyou Nomachi/GettyImages

Com a evolução da pandemia de Covid-19, a vacina contra o coronavírus se tornou o principal símbolo da esperança de que um dia o mundo voltará à normalidade. Boa parte das pessoas sonha com este dia e planeja comemorações para marcar a data. Eis que surge uma dúvida: depois de tomar o tão esperado imunizante, é permitido tomar alguns drinques para festejar?

A resposta ainda é incerta. Não há estudos ou evidências científicas que comprovem a relação entre o álcool e a efetividade das vacinas contra a Covid-19, mas especialistas pedem cautela quanto à quantidade ingerida nos primeiros dias após a injeção.

A agência regulatória do Reino Unido (MHRA) afirmou, nesta quarta (5/5), que o consumo de bebidas alcoólicas não interfere na efetividade das vacinas contra a Covid-19, sob a alegação de falta de evidências sobre o assunto. “Recomendamos que qualquer pessoa preocupada com esse assunto converse com seu profissional de saúde”, ressaltou a agência, em nota.

A sugestão de não ingerir bebidas alcoólicas, em período anterior e posterior à aplicação do imunizante contra a Covid-19, surgiu de especialistas russos, que apontaram a necessidade de evitar o álcool por seis dias após a vacinação com a fórmula Sputnik V. A justificativa é que a bebida pode suprimir o funcionamento do sistema imunológico.

De acordo com o pesquisador Ilhem Messaoudi, diretor do Centro de Pesquisa em Vírus da Universidade da Califórnia, as pessoas que bebem moderadamente não precisam se preocupar. “Mas é perigoso beber grandes quantidades de álcool, porque os efeitos em todos os sistemas biológicos, incluindo o sistema imunológico, são bastante severos e acontecem rapidamente depois que se passa da zona de consumo moderado”, explicou, em entrevista ao jornal The New York Times.

Moderação
As vacinas atuam estimulando o organismo a produzir anticorpos e células que são capazes de defender o corpo contra invasões. Para que essa produção seja feita de forma eficiente, o ideal é que o organismo esteja o mais saudável possível. O consumo de grandes quantidades de álcool em um dia só, como é feito em festas, por exemplo, pode causar estresse no organismo e interferir na resposta do corpo ao imunizante.

Em entrevista ao Metrópoles, Luciano Lourenço, clínico geral e coordenador do pronto-socorro do Hospital Santa Lúcia, explicou que beber após a imunização não é perigoso para a saúde do paciente, mas também não é indicado. “Ingerir álcool após receber a vacina não colocará a vida de ninguém em risco, mas é uma vacina com uma cepa desconhecida, então a recomendação de ficar sem álcool uma semana antes e 20 dias depois [da imunização] é inteligente”, completa.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?