Tomate: saiba 5 benefícios de comer o alimento todos os dias
Com alto teor de vitamina C e licopeno, o tomate tem propriedades que contribuem para a saúde cardiovascular, da visão e da pele
atualizado
Compartilhar notícia
O tomate, um alimento popular no Brasil, é muito mais do que um simples ingrediente culinário. Rico em nutrientes essenciais e antioxidantes, como o licopeno, o tomate traz inúmeros benefícios à saúde quando consumido diariamente.
A fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protege o coração e pode até mesmo contribuir para a prevenção de alguns tipos de câncer.
A nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, explica que só existe contraindicação para o consumo de tomate para pessoas com doenças intestinais ou outras sensibilidades.
“Pela composição, em certas quantidade, pode causar fermentação e sintomas que incluem intestino preso, dor e excesos de gases. Pessoas com intolerância ou sensibilidade à histamina também devem evitar”, explica Talyta.
Confira benefícios do consumo de tomate todos os dias
1 – Protege a saúde cardiovascular
O tomate é reconhecido por sua alta concentração de antioxidantes como o licopeno, que contribui para a saúde dos vasos sanguíneos e protege as células da ação de pesticidas e herbicidas.
Outro benefício da substância é que ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, o que é crucial para prevenir doenças cardiovasculares como infarto, aterosclerose e derrame.
2 – Melhora a visão, saúde da pele e cabelo
Por ser rica em carotenoides, que se convertem em vitamina A no corpo, o consumo de tomate auxilia na manutenção da saúde dos olhos e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.
Além disso, a substância possui ação direta nos nervos ópticos, sendo importante na prevenção de doenças como a catarata.
3 – Fortalece a imunidade
A vitamina C, presente principalmente no tomate cru, está associada ao metabolismo do ferro e auxilia nas defesas naturais do corpo e no suporte à imunidade.
4 – Previne a anemia
A presença significativa de vitamina C no tomate também é crucial para aumentar a absorção de ferro no intestino, o que favorece a formação adequada de hemoglobina, ajudando a prevenir a anemia.
5 – Combate a prisão de ventre
O alimento é rico em fibras insolúveis, especialmente concentradas na sua casca, que são essenciais para melhorar o funcionamento intestinal. Elas ajudam a aumentar o volume das fezes e promovem um trânsito intestinal mais regular, combatendo de forma eficaz a prisão de ventre.
Quantidade e melhor forma de consumir
O tomate pode ser consumido cru em saladas, cozido em pratos quentes, em lanches, transformado em sucos, molhos ou sopas. Recomenda-se um consumo de cerca de 2 a 3 tomates por dia.
O nutricionista esportivo Fábio Cavalcanti, que atende em Brasília, explica que o tomate associado à salada e outras verduras melhora a composição de fibras essenciais no consumo diário. No entanto, o alimento na forma de molho, desde que feito com ingredientes naturais, também pode ser interessante.
“É o melhor jeito de aumentar a disponibilidade de licopeno, ainda mais se ele é cozido com azeite, que potencializa a absorção do carotenóide “, ensina Cavalcanti.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!