Tomar café com leite pode prevenir inflamação do corpo, sugere estudo
O poder antioxidante do café combinado com os aminoácidos do leite duplicam as propriedades anti-inflamatórias de células imunes
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo experimento realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que o popular café com leite pode ter um efeito anti-inflamatório em humanos. A pesquisa foi publicada na última segunda-feira (30/1).
A combinação dos polifenóis encontrados no café, que é rico em antioxidantes, com os aminoácidos do leite pode duplicar as propriedades anti-inflamatórias das células imunes, de acordo com os cientistas.
Para investigar o efeito anti-inflamatório da combinação de polifenóis com as proteínas do leite, os pesquisadores causaram uma inflamação artificial nas células do sistema imunológico.
Algumas das células receberam várias doses de polifenóis que reagiram com o aminoácido do leite, enquanto outras receberam apenas polifenóis sem reação. Um outro grupo de controle não recebeu nada.
Os pesquisadores observaram que as células imunes tratadas com a combinação de polifenóis e aminoácidos eram duas vezes mais eficazes no combate à inflamação do que as células que só tiveram adição de polifenóis.
Eles acreditam que a mistura de café com leite pode ter um efeito benéfico sobre a inflamação em humanos mas, inicialmente, devem seguir a investigação apenas em animais.
Segundo os pesquisadores, poucos estudos anteriores analisam o que acontece na interação de polifenóis com outras móleculas. Eles acreditam ainda que a reação anti-inflamatória potencialmente benéfica pode ocorrer quando outros alimentos compostos por proteínas e frutas ou vegetais (estes dois últimos também ricos em polifenóis) são combinados.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.