metropoles.com

Tomar banho todos os dias faz bem à saúde? Saiba o que diz Harvard

A frequência diária do banho é um hábito cultural. Especialistas explicam se faz bem ou mal para a saúde se levar diariamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra homem branco de costas enquanto toma banho e lava o cabelo
1 de 1 Foto mostra homem branco de costas enquanto toma banho e lava o cabelo - Foto: Getty Images

No Brasil, tomar banho todos os dias é quase um orgulho nacional. Muitas pessoas chegam a ir para o chuveiro duas ou três vezes diariamente.

Em outros países, porém, o hábito é menos recorrente. Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.

Para muitos, pode parecer coisa de gente com pouca higiene, mas a ciência indica que talvez sejamos nós, os brasileiros, que estejamos errados.

Embora associemos o hábito do banho à higiene, médicos indicam que ir para o chuveiro todos os dias é um hábito cultural e que pouco tem a ver com a saúde.

Em um artigo para a Harvard Health Publishing, o médico reumatologista Robert Shmerling, professor da universidade americana, defendeu que os méritos do banho diário são mais sociais do que em prol da saúde pessoal.

No chuveiro controlamos nossa rotina, seja despertando para o trabalho, seja relaxando de um dia exaustivo. O hábito, no entanto, leva a um gasto elevado de água e ao uso de uma quantidade grande de produtos de limpeza no corpo.

“Quando se trata de preocupações com a saúde, o banho diário pode até fazer mal”, afirma Shmerling, listando os aspectos negativos do hábito.

Foto colorida de uma mulher no chuveiro tomando banho de olhos fechados - Metrópoles
O banho quente contribui para o envelhecimento da pele

Quais são os impactos de tomar banho diariamente?

  • O hábito, especialmente do uso da água aquecida, elimina bactérias boas e outros microrganismos que vivem na pele. Com isso a pele pode ficar ressecada ou irritada, o que pode contribuir para o envelhecimento do tecido;
  • Ao usar sabonetes bacterianos, o desequilíbrio da pele é maior, o que torna o organismo mais suscetível ao contato com microrganismos ruins para a saúde e que podem causar coceiras;
  • Óleos, perfumes e outros aditivos em shampoos, condicionadores e sabonetes podem causar problemas próprios, como reações alérgicas;
  • Há um dano ambiental de gastar grandes quantidades de água doce e torná-las impuras pela adição de sabão.

Pensando nestes impactos, o pesquisador sugere que o ideal é tomar banho “várias vezes” na semana, mas adotando rotinas de limpeza mais curtas, com duração de três minutos, em que o foco da limpeza esteja nas axilas, nas mãos e na região da virilha.

“Para mim também é difícil pensar em pular meu hábito de tomar banho diariamente, mas a menos que você esteja sujo, suado ou tenha outros motivos para banhar-se com mais frequência, devemos ter consciência de que não estamos fazendo isso pela nossa saúde”, indica ele.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?