metropoles.com

Tire a dúvida: é seguro compartilhar fones de ouvidos?

Quando os fones são encaixados, o canal auricular fica abafado e em uma temperatura propícia à proliferação de micro-organismos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Imagem colorida de uma mulher segurando um fone de ouvido
1 de 1 Imagem colorida de uma mulher segurando um fone de ouvido - Foto: Pexels

Essa notícia você precisa encaminhar para aquele amigo ou colega de trabalho folgado, que vive pedindo os seus fones emprestados. Para o uso dos fones de ouvidos, vale a mesma regra consolidada para a escova de dentes. Eles não devem ser compartilhados. São de uso individual.

Quem empresta os fones, aumenta a possibilidade de sofrer com otites fúngicas ou bacterinas, pois esses micro-organismos acabam sendo compartilhados junto com os fones. “O ideal mesmo é nem usar fone de ouvido, pois eles provocam perda auditiva a longo prazo”, afirma a médica otorrinolaringologista Larissa Macêdo Camargo, do Hospital Santa Lúcia. “Se tiver que usar, prefira os do tipo concha”, sugere a médica.

Quando os fones são encaixados nos ouvidos, o canal auricular fica abafado e em uma temperatura propícia à proliferação de micro-organismos. Se o ouvido estiver com pouca cera e o organismo da pessoa que está usando com a imunidade baixa, a situação pode causar doenças, como as otites. A médica Larissa Macêdo Camargo recomenda que, vez ou outra, o dono dos fones faça uma higienização neles mesmo que seja o único a usar. “É simples: basta passar álcool 70% e deixar secar”, ensina.

Quer ter uma ideia do quão “sujos” estes acessórios podem ser? Uma pesquisa recente feita pela faculdade Devry Metrocamp, em Campinas, encontrou até 10 mil fungos e bactérias em fones de jovens e adultos que tinham o hábito de compartilhar os aparelhos e não higienizá-los.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?