metropoles.com

Tipos de óleo: saiba qual usar na sua cozinha

Entenda a diferença entre os tipos de óleo de cozinha e saiba como utilizar o ingrediente para preparar pratos deliciosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Perto de uma jovem fazendo compras em um supermercado. Parado no corredor, segurando uma garrafa de óleo de cozinha orgânico, lendo o rótulo nutricional e verificando os ingredientes no verso -Metrópoles
1 de 1 Perto de uma jovem fazendo compras em um supermercado. Parado no corredor, segurando uma garrafa de óleo de cozinha orgânico, lendo o rótulo nutricional e verificando os ingredientes no verso -Metrópoles - Foto: Getty Images

Essenciais para a culinária tradicional, o óleo é utilizado em frituras, como tempero e em alimentos refogados. Além disso, contam com nutrientes que ajudam a produzir hormônios, transportar vitaminas, auxiliam no processo de cicatrização e resposta do sistema imunológico.

Apesar das inúmeras qualidades e variedades, ainda existem muitos mitos sobre qual o óleo mais saudável ou qual se adequa mais em dietas. Pensando nisso, a nutricionista Tamiris Pitana, da Água Doce Sabores do Brasil, esclarece quais são os diferentes tipos de óleo, os benefícios e como utilizar em cada receita. Confira!

Quais são os tipos de óleo?

Óleo de soja

O óleo de soja é o mais comum nas cozinhas. Extraído a partir dos grãos da soja, ele se comporta bem em receitas de altas temperaturas, como frituras e cozimentos. É rico em vitamina E, e ômega 3 e 6, sendo um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Óleo de girassol

Recomendado para o preparo de refogados e para temperar saladas, o óleo de girassol é fonte de ômega 6 e vitamina E, diminuindo a ação de radicais livres no corpo. Ele também retarda o envelhecimento das células, além de ser um ótimo.

Óleo de linhaça

Rico em em ômega 3 e 6, e ácidos graxos, o óleo de linhaça possui ação antioxidante, contribuindo com a diminuição do colesterol e dos triglicerídeos. Com lignanas, um composto bioativo em sua composição, o óleo de linhaça ajuda também a aliviar os sintomas de TPM e da menopausa.

Óleo de canola

Extraído da semente da flor de canola, ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, proporciona vitaminas como a E e K, que evitam o aparecimento de acne e de manchas na pele. Ideal para refogar e grelhar alimentos.

Leia a notícia completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?