TikToker conta truque para vencer a insônia e não acordar de madrugada
Frankie Simmons sofria de insônia e acordava involuntariamente às quatro horas da manhã, mas isso ficou no passado com a nova técnica
atualizado
Compartilhar notícia
A tiktoker Frankie Simmons sofria de insônia e acordava involuntariamente às quatro horas da manhã todas as noites, mas isso é coisa do passado. Em um vídeo na rede social, ela comenta que apertar objetos congelados contra seu peito a ajudou a ter melhores noites de sono.
Ela explica que tudo mudou no dia em que descobriu que resfriar o nervo vago ajudaria com a insônia — a região faz parte do sistema nervoso e atua na diminuição da frequência cardíaca, no estado de alerta e na pressão arterial, ajudando a acalmar e relaxar o indivíduo.
Frankie disse que aplicar algo frio no nervo vago pode estimulá-lo e reduzir o efeito de inflamações na região. A tiktoker conta que enrolar uma bolsa de gelo em uma toalha e colocá-la contra o peito foi um divisor de águas para garantir seu sono.
“Quando eu descobri isso, eu não tinha nem uma bolsa de gelo na época, eu só ia ao freezer, pegava um pacote de ervilhas, colocava entre meus seios”, afirma no vídeo postado no TikTok.
Entenda por que você acorda às 3h da manhã e não consegue mais dormir
Ao jornal britânico The Sun, o professor de ciências biomédicas David Clancy, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, diz que às vezes também usa a técnica para ajudar a dormir.
“A ideia é que ela estimule a parte parassimpática do sistema nervoso autônomo a passar do estresse para a calma. A evidência ainda não é forte, mas há algumas sugestões de que isso pode ajudar”, explica Clancy.
O professor comenta que o nervo vago possivelmente está envolvido em muitas condições, incluindo depressão, doenças cardíacas, epilepsia e dores de cabeça. “Os especialistas ainda estão aprendendo mais sobre estimulação do nervo vago para o bem-estar”, afirma.
Meditação
De acordo com o The Sun, psiquiatras suíços escreveram que o aumento do tônus do nervo vago através de atividades como a meditação e a ioga pode contribuir para a diminuição dos sintomas de ansiedade. Eles descobriram que o nervo está relacionado com a capacidade de regular as respostas corporais ao estresse.
“A estimulação do nervo vago e várias técnicas de meditação demonstram que a modulação tem um efeito terapêutico, principalmente devido às suas propriedades relaxantes e anti-inflamatórias”, comentam os cientistas. Apesar disso, eles ressaltam que o efeito desses métodos precisa de mais pesquisas para assegurar os resultados.