Tiktoker descobre ter canal vaginal fechado ao tentar usar absorvente
Sydney Bean conta no TikTok como descobriu que tinha hímen microperfurado, condição que fechava o canal vaginal. Ela precisou de cirurgia
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 17 anos, a tiktoker Sydney Bean tentou usar um absorvente interno pela primeira vez e, ao se olhar no espelho, percebeu que seu canal vaginal estava fechado. Atualmente, aos 24 anos, ela conta em suas redes sociais sobre a sua condição e como precisou passar por uma cirurgia de himenotomia.
“Aos 14 anos, depois de tomar duas rodadas sem sucesso de Roacutan para tratar minha acne, fui ao médico e ele me perguntou quando tinha sido a última vez que menstruei, mas eu não menstruava. Aquilo era estranho porque eu definitivamente estava na puberdade, mas não havia sangue”, conta Sydney.
Ela também apresentava muitos pelos no corpo e rosto (mais do que o esperado em adolescentes com a mesma idade). Sydney passou por uma série de exames que mostraram uma quantidade alta de hormônios endógenos (relacionados aos hormônios sexuais) e foi diagnosticada com síndrome do ovário policístico. A disfunção endocrinológica crônica provoca alteração dos níveis hormonais, aumentando o tamanho do órgão por conta da formação de cistos.
“Os medicamentos funcionaram contra a acne. Aos 17 anos, passei a pensar no quão estranho era o fato de nunca ter menstruado. Até que um dia umas manchas marrons apareceram nas minhas roupas íntimas. Então, resolvi me preparar e comprei absorventes internos. Porém, percebi que não tinha onde colocá-lo”, afirma a tiktoker.
Diante da dificuldade em usar o absorvente interno, Sydney usou um espelho e descobriu que não tinha abertura vaginal. “Eu tinha um buraco extremamente pequeno, ainda menor que a uretra”, descreve.
Ela voltou ao médico e foi diagnosticada com hímen microperfurado, condição em que há cobertura de quase toda a abertura da vagina. Embora seja possível, é mais difícil para o sangue da menstruação sair, o que causa períodos menstruais mais longos.
Sydney foi submetida a uma himenectomia, procedimento cirúrgico para abrir ou remover o hímen, ainda com 17 anos. “Foi extremamente doloroso. Levei cerca de uma semana para me recuperar”, afirma.
Interssexualidade
“Nunca fiquei envergonhada. Na verdade, tirei boas histórias disso tudo. Quando eu tinha 21 anos, porém, uma amiga me abriu os olhos para considerar o fato de eu ser uma pessoa intersexual. Então, comecei a pesquisar e descobri que tinha características intersexuais. Desde então, me reconheço dessa forma”, conta Sydney.
O termo intersexualidade abrange variadas condições nas quais as pessoas nascem com características de ambos os sexos, seja relacionadas à anatomia sexual e/ou aos órgãos reprodutivos e genitais. A interssexualidade pode ainda ser entendida como um desequilíbrio dos hormônios sexuais, como o estrógeno ou a testosterona.
A condição pode provocar alterações na genitália, que não se encaixam nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!