Quem teve AVC pode doar sangue? Entenda
Neurocirurgião alerta sobre os cuidados que devem ser tomados por pacientes que tiveram AVC e desejam doar sangue
atualizado
Compartilhar notícia
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e ter boas condições de saúde. Mas será que isso elimina automaticamente as pessoas que já tiveram um acidente vascular cerebral (AVC)?
De acordo com o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, a resposta é não. O AVC em si não é uma contraindicação para a doação de sangue, no entanto, é preciso entender o que levou o indivíduo a sofrer a doença, porque a causa pode impedir a doação.
Questões para ter atenção
“Por exemplo, se o paciente teve um AVC por algum distúrbio de coagulação sanguínea ou por alguma doença reumatológica, ou ainda por alguma doença hematológica, que é problema no sangue, isso daí vai contraindicar o paciente pois ele pode causar problema na pessoa que vai receber o sangue”, explica Victor Hugo.
Além disso, fatores de risco associados ao AVC também podem impedir uma doação de sangue. Isto é, se for hipertenso descontrolado, não pode doar sangue. Se ele estiver com diabetes descompensada, normalmente não vai ser um bom doador. “O negócio é saber aquilo que provocou AVC para ver se ele vai poder doar ou não”, salienta o neurocirurgião.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!