Testei positivo para gripe. Tenho que interromper a minha dieta?
Médico explica que o importante é se alimentar de forma saudável e apostar nos líquidos para ajudar o organismo a combater o vírus
atualizado
Compartilhar notícia
Com o aumento dos casos de gripe no Brasil, muitos brasileiros foram pegos de surpresa e precisaram interromper as resoluções de ano novo para cuidar da saúde. Um dos questionamentos mais comuns de quem está apostando no primeiro mês do ano para organizar a alimentação é como proceder com a dieta durante a infecção.
Para quem já segue um regime equilibrado normalmente, não é preciso fazer grandes mudanças. O clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Norte e Gama, explica que em quadros infecciosos respiratórios causados por componentes virais, o importante é apostar na hidratação com água e líquidos claros.
“Fora isso, é evitar comidas gordurosas e pesadas, que atrapalham o metabolismo e dificultam que o organismo combata o vírus. O ideal é uma alimentação balanceada e leve, que seja seguida mesmo se o paciente estiver sem fome”, explica o médico.
A nutricionista Fernanda Vinhal, do Hospital Anchieta de Brasília, conta que pessoas em dietas restritivas, que visam emagrecimento, devem procurar um profissional para definir caso a caso como proceder durante o quadro de gripe. “A depender da quantidade de déficit calórico, pode ser interessante aumentar a ingestão diária”, explica.
Ela confirma que as orientações de alimentação para uma pessoa gripada não devem ser muito diferentes das saudáveis: investir em frutas, principalmente as ricas em vitamina C, manter o consumo de salada, apostar em alimentos integrais e se atentar ao consumo hídrico adequado são essenciais para promover uma melhora mais rápida.