Teste em esgoto pode ajudar a controlar coronavírus em cidades
A ideia é que, a partir das estações de tratamento, seja possível indicar se existem pessoas infectadas com a Covid-19 em determinado bairro
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores estão trabalhando em um teste capaz de detectar a presença do novo coronavírus na água do esgoto. Os kits seriam capazes de detectar biomarcadores do microrganismo presentes nas fezes e na urina dos infectados.
A ideia é que, a partir das estações de tratamento, seja possível indicar se existem pessoas infectadas com a Covid-19 em determinada região ou bairro para que as medidas de controle sejam iniciadas ou reforçadas. Outro benefício do monitoramento seria a identificação de casos assintomáticos da doença.
“Se a doença puder ser monitorada em uma comunidade ainda durante o estágio inicial por meio do teste, uma intervenção eficaz poderá ser realizada o mais rápido possível para restringir a movimentação da população local, minimizando a propagação de patógenos e de ameaças à saúde pública”, afirmam os autores do trabalho na revista científica Environmental Science e Technology.