metropoles.com

Teste do pezinho: por que o exame é indispensável após o nascimento?

O Dia Nacional do Teste do Pezinho (6/6) é uma oportunidade para destacar a importância do exame, capaz de detectar doenças precocemente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Ted Horowitz/Getty Images
Teste do pezinho
1 de 1 Teste do pezinho - Foto: Foto: Ted Horowitz/Getty Images

O teste do pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e é indispensável após o nascimento. Isso porque ele permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas ao nascer. Sem o diagnóstico precoce e o tratamento rápido, essas condições podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Segundo a pediatra Kelly Costa, do Hospital Icaraí, de Niterói, o teste do pezinho é um assunto de extrema importância na triagem neonatal, pois é capaz de detectar precocemente diversas doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Por isso, o exame tem um dia dedicado à sua relevância: Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06).

“A escolha de realizar o teste através do pé tem uma explicação simples: a vascularização da região é muito boa, facilitando a obtenção da amostra sanguínea necessária para o exame. Além disso, o calcanhar é uma região menos sensível, o que minimiza o desconforto para o bebê durante a coleta”, explica a médica.

A análise das amostras colhidas no teste do pezinho é realizada em laboratórios especializados e se avaliam doenças diferentes a depender de cada Estado e laboratório. “Geralmente o exame envolve a detecção de doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e fibrose cística. Além disso, há a triagem ampliada, que inclui outras enfermidades mais raras”, afirma.

Saiba mais sobre a importância do teste do pezinho o Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?