Ter Covid aumenta risco de desenvolver diabetes tipo 2, diz estudo
Pesquisadores do Smidt Heart Institute, nos EUA, observaram que a vacinação contra Covid reduziu a incidência de diabetes entre os pacientes
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito por cientistas do Smidt Heart Institute, dos Estados Unidos, confirmou o que os médicos suspeitavam: a infecção pelo coronavírus aumenta o risco de os pacientes desenvolverem diabetes do tipo 2.
Os pesquisadores avaliaram os registros médicos de 23.709 adultos com idade média de 47 anos. Todos haviam sido diagnosticados com Covid-19 ao menos uma vez e tratados no sistema de saúde Cedars-Sinai, de Los Angeles, de 2020 a 2022.
Publicados nesta terça-feira (14/2), na revista JAMA Network Open, os resultados mostram que o risco de ter diabetes tipo 2 é 58% maior para aqueles que tiveram Covid. Sendo que a vacinação, possivelmente, exerce um efeito protetor, pois 74% dos diagnósticos de diabetes ocorreram em pacientes não vacinados.
“Embora sejam necessários mais estudos para validar essa hipótese, continuamos firmes em nossa crença de que a vacinação continua sendo uma ferramenta importante na proteção contra a Covid-19 e os riscos ainda incertos que as pessoas podem experimentar durante o período pós-infecção”, disse afirmou o cardiologista Alan Kwan, um dos autores da pesquisa.
Os autores também acreditam que a Covid-19 possa ter um efeito acelerador de doenças, antecipando diagnósticos que poderiam ser evitados. “Nossos resultados confirmam que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 após a Covid-19 não foi apenas uma observação precoce, mas, na verdade, um risco real que, infelizmente, persistiu durante a onda de Ômicron”, afirmou Kwan.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.