metropoles.com

Tendinite: entenda quais as causas e como se livrar do problema

Fisioterapeuta alerta para as principais causas da tendinite. Dor pode ser passageira ou se tornar crônica, e causar danos à saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Pessoa apertando a mão com dor em frente a um teclado - Metrópoles
1 de 1 Pessoa apertando a mão com dor em frente a um teclado - Metrópoles - Foto: GettyImages

Uma a cada 100 pessoas sofre com tendinite, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumatológicas. A condição está entre os principais gastos com auxílio saúde no Brasil, ficando atrás apenas da artrose e das dores na coluna.

O fisioterapeuta Cadu Ramos explica que a tendinite é uma inflamação do tendão. “O tendão é um cordão fibroso cuja função é unir o músculo ao osso. Porém, por questões traumáticas ou degenerativas, esse tendão pode sofrer um estresse e uma sobrecarga quando os músculos estão enfraquecidos, causando as inflamações”, afirma.

Geralmente, o problema se manifesta pela presença de dor no local, que pode irradiar para toda a musculatura ao redor. “A dor pode piorar com o movimento e resultar em diminuição da força e, quando se torna persistente, pode causar atrofia da musculatura”, alerta o especialista.

O corpo humano tem mais de 4.000 tendões em todo o corpo e todos eles podem sofrem a inflamação, mas as áreas mais afetadas são punhos, antebraços e pés. E por ser bem abrangente, pode acometer qualquer pessoa, principalmente aquelas que não fortalecem os músculos.

Causas da tendinite

  • Falta de alongamento e tensão muscular;
  • Falta de condicionamento físico;
  • Postura inadequada.

“Além disso, movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores, tablets ou celulares, também podem causar o problema”, explica Ramos. Mas outras causas também podem desencadear a inflamação, como carregar peso excessivo e a idade avançada, por exemplo: com o passar dos anos, a circulação sanguínea para o tendão se torna deficiente, e o estresse ocasiona contratura muscular e fadiga que, por consequência, prejudicam os tendões.

Confira a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?