Tem pressão alta? Confira 5 hábitos que você deve evitar
A hipertensão atinge cerca de 30% da população adulta do Brasil. Saiba hábitos que precisam ser evitados para controlar a pressão alta
atualizado
Compartilhar notícia
A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge 30% da população adulta brasileira.
A doença aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Para aqueles que sofrem de pressão alta, é essencial adotar um estilo de vida saudável e evitar certos hábitos que podem agravar a condição, como explica o médico e cardiologista Roberto Yano.
“A pressão alta é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Só no Brasil 400 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência da hipertensão arterial. Muito disso se deve aos maus hábitos de vida que os brasileiros, no geral, costumam ter”, adverte o médico.
Hábitos que você deve evitar se tiver pressão alta
1. Consumo excessivo de sal
“O consumo excessivo de sal é um dos principais fatores que contribuem para a pressão alta. Isso porque o sódio presente no sal, quando em grandes quantidades, faz com que a pessoa retenha mais líquido, aumentando o volume sanguíneo e colocando mais pressão nas paredes das artérias. Portanto, é recomendado limitar o consumo de sal a menos de 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá rasa”, explica Roberto Yano.
Veja no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles, os outros hábitos que precisam ser evitados para controlar o problema.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.