metropoles.com

Tem muitos pesadelos? Saiba como a alimentação interfere nos sonhos

Os alimentos da última refeição do dia interferem diretamente na qualidade do sono, e podem fazer as pessoas sonharem mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
Ilustração
1 de 1 Ilustração - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

Nem todas as pessoas dormem da mesma maneira: a profundidade do sono e o tipo de sonho são influenciados por diversos denominadores, como estresse, experiências diárias e a alimentação. Os sonhos ocorrem em diferentes fases do sono, mas é no estágio REM – quando o cérebro está mais ativo, com alto consumo de energia – que acontecem os mais vívidos.

Por isso, o que consumimos na última refeição do dia tem grande influência na qualidade do sono, podendo nos levar a ter sonhos ou pesadelos.

Uma das principais fontes de energia do corpo humano é o carboidrato. Assim, quando comemos alimentos ricos em açúcar (que se transforma no nutriente), o órgão se torna ainda mais ativo — e aí, a tendência é sonhar mais.

“É como se o açúcar fosse o combustível do cérebro. Se jogarmos uma grande quantidade na última refeição do dia, isso vai interferir no sono e, consequentemente, no sonho”, afirma a nutricionista clínica e funcional Paulina Nunes Heringer.

Por outro lado, quando uma pessoa dorme com fome, com pouco açúcar no organismo, ela tende a ter um sono mais leve.

Uma boa estratégia para ter um sono restaurador, com sonhos tranquilos, é incluir nas refeições noturnas alimentos calmantes. Algumas dicas são:

  • Tomar uma xícara de chá de camomila, uma erva calmante indicada para a higiene do sono;
  • Inserir uma colher de aveia no lanche, já que o alimento é fonte natural de melatonina, o hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono;
  • Consumir folhas verdes-escuras, pois elas possuem grande quantidade de cálcio, importante para a produção dos hormônios do sono;
  • Consumir ovo, que é uma boa fonte de triptofano, um regulador do sono responsável por aliviar os sintomas de insônia.

A nutricionista recomenda ainda que, antes de dormir, se evite consumir alimentos com excesso de gordura, bebidas estimulantes (café, chá preto e chá mate), frituras, embutidos e bebidas alcoólicas, que deixam o cérebro mais agitado e dificultam o sono REM.

“O chocolate ao leite e branco, por exemplo, é uma grande fonte de carboidratos refinados e cafeína e deve ser evitado”, conta a nutricionista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?