metropoles.com

Tem confusão mental pós-Covid? Veja 5 dicas para melhorar o problema

A confusão mental é um dos efeitos da Covid-19 e de tratamentos contra câncer, mas pode ser amenizada com algumas mudanças na rotina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik
Foto colorida. Mulher oriental, de cabelos pretos e lisos sentada na cama com a mão na cabeça como se tivesse esquecido algo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida. Mulher oriental, de cabelos pretos e lisos sentada na cama com a mão na cabeça como se tivesse esquecido algo - Metrópoles - Foto: Freepik

A confusão mental é um dos sintomas causados pelo coronavírus e, por isso, ganhou destaque nas pesquisas científicas publicadas nos últimos anos. No entanto, o surgimento do “nevoeiro cerebral” é relativamente comum: ele também pode estar associado a tratamentos contra câncer, problemas de saúde mental, estresse, falta de sono e deficiências nutricionais.

Mesmo não sendo reconhecido como doença, o problema pode afetar o dia a dia das pessoas de algumas formas. Entre as consequências da confusão mental estão a falta de clareza, problemas de memória e dificuldade de concentração.

De acordo com a endocrinologista pediátrica Anisha Patel e o médico do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido Amir Khan, a confusão mental pode ser melhorada a partir da adoção de cinco atitudes. As dicas foram dadas em um programa de TV do canal britânico ITVX. Confira:

Mantenha seu corpo saudável

Comportamentos que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro são fundamentais. Não fumar, reduzir a ingestão de bebidas alcóolicas, manter um peso saudável e praticar exercícios físicos, por exemplo, são atividades que podem ajudar.

Desenvolva novas habilidades

Aprender coisas novas, principalmente quando estamos sobrecarregados, ajuda a manter o cérebro ativo, melhorando a capacidade de concentração e aumentando a memória. Aprender um novo idioma, um novo instrumento, costurar ou até mesmo começar a praticar um esporte são algumas das atividades sugeridas pelos especialistas.

Durma bastante

Ter um sono de qualidade todas as noites pode garantir, além do descanso, a melhora da saúde do cérebro, a consolidação da memória e ajudar a aprender coisas novas com eficiência.

Seja organizado

Tenha controle sobre o seu dia. Listar as prioridades a serem desenvolvidas é uma forma de manter o foco e impedir que esqueçamos nossos objetivos diários. No entanto, é recomendado fazer uma lista breve das atividades e não depender apenas da memória.

Se exponha à natureza

Evidências científicas mostram que passar tempo ao ar livre melhora o humor, e pesquisas já demonstraram que pessoas que moram próximo a áreas verdes têm menos problemas psicológicos. A depressão e a ansiedade, por exemplo, afetam a capacidade de concentração e pensamento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?