metropoles.com

Teich: diretrizes para fim da quarentena saem semana que vem

Ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que entregará em uma semana as orientações necessárias para flexibilização do isolamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Nelson Teich
1 de 1 Nelson Teich - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em sua primeira entrevista coletiva, o novo ministro da Saúde Nelson Teich afirmou que o isolamento social é “natural e lógico na largada” da epidemia do coronavírus, mas que há necessidade de planejamento para sair desta situação.

O ministro afirma que, na próxima semana, o Ministério da Saúde deve entregar diretrizes customizadas para cada estado e região do país, com o objetivo de planejar e ajudar a guiar os governadores e prefeitos no manejo do isolamento.

A gestão anterior, do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, estava criando uma espécie de calculadora para computar o número de leitos, os casos novos, os recursos humanos para guiar estados e municípios para a saída do isolamento. Segundo o novo ministro, essa proposta será aprimorada.

“Hoje temos 45 mil casos confirmados de coronavírus. Se imaginarmos uma margem de erro de 100 vezes, o que é um exagero, são 4 milhões de pessoas acometidas pelo coronavírus. Fora da doença, são 208 milhões de pessoas com outros problemas que precisam ser tratados. O Brasil não tem um crescimento explosivo da doença e é um dos que melhor performa em relação à Covid-19”, afirma.

Ele lembrou ainda que as estimativas de que 70% da população precisa ter contato com o vírus para que se desenvolva a chamada imunidade de barreira, o que não pode acontecer ao mesmo tempo, pois o sistema de saúde não trabalha com ociosidade e não tem capacidade de absorver toda essa demanda ao mesmo tempo.

Testes
O ministro afirma ainda que a ideia é testar a população, mas uma testagem em massa, como ele defendia antes de assumir o cargo, não é possível. “É preciso mapear a população, o que já está sendo feito, para que a amostra testada seja capaz de refletir a população”, explica. Em seu primeiro pronunciamento, Teich comparou a testagem a uma pesquisa de opinião, onde se entrevista um grupo de pessoas que representaria a população inteira.

Ele disse ainda que mais importante do que qualquer coisa, é ter sabedoria para interpretar os dados e tomar ações a partir deles e que projeções a longo prazo costumam mão funcionar. Por isso, serão feitos projetos a curto prazo que serão ajustados conforme se ganha mais informações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?