Xô, otite: médicos ensinam a melhor técnica para tirar água do ouvido
Dupla de médicos ensina truque para tirar líquido acumulado do ouvido e também o que não fazer quando quiser tirar a água
atualizado
Compartilhar notícia
Ficar com água presa no ouvido pode não ser só uma sensação agoniante como também causar sérias consequências para a saúde. As infecções fúngicas e bacterianas em decorrência do líquido podem levar a dolorosas inflamações, conhecidas como otites.
Um truque simples, porém, pode ajudar a resolver o problema. A primeira recomendação é não tentar tirar com o dedo ou cotonete: provavelmente o ato gerará uma pressão que levará a água mais para o fundo do ouvido.
Em entrevista ao USA Today, o otorrinolaringologista Nicholas Deep e o médico da família Jesse Bracamonte, ambos dos Estados Unidos, explicam que a melhor forma de descongestionar o ouvido é usando uma toalha e uma solução que mistura álcool isopropílico e vinagre branco.
O passo a passo recomendado por eles é secar a área ao redor do ouvido com a toalha. Depois, inserir, com uma seringa ou conta-gotas, a mistura de partes iguais de álcool e vinagre branco na orelha.
A mescla vai prevenir o crescimento de bactérias e fungos na orelha enquanto leva à evaporação do líquido que estiver acumulado ali, já que muda o pH do ouvido.
“É preciso, porém, evitar este método se a pessoa imagina que há um risco de perfuração do tímpano ou de já estar com uma infecção séria no ouvido. Neste caso, a solução pode até piorar o quadro”, alerta Deep.
Técnica alternativa para tirar água do ouvido
Para quem não quiser arriscar, os médicos explicam que o melhor é deitar de lado com uma toalha e esperar a gravidade levar à saída do líquido. Se ele não descer, a recomendação é usar a toalha para fazer uma vedação e empurrar a orelha de forma semelhante a um desentupidor, tentando remover a pressão.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.