metropoles.com

Existe algum procedimento para mudar a cor do olho? Saiba os riscos

Procedimento de ceratopigmentação, que injeta tinta diretamente no olho, pode causar danos permanentes à visão e é proibido no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Montagem de fotos mostra antes e depois da modelo Layyons Valença que fez ceratopigmentação, procedimento que muda a cor do olho
1 de 1 Montagem de fotos mostra antes e depois da modelo Layyons Valença que fez ceratopigmentação, procedimento que muda a cor do olho - Foto: Reprodução/Instagram

Nos últimos meses, viralizaram vídeos nas redes sociais de pessoas que procuraram clínicas nos Estados Unidos e Suíça para mudar a cor dos olhos. A modelo brasileira Layyons Valença foi uma das pacientes a tentar a ceratopigmentação para passar a ter olhos azuis.

“Eu usava lentes coloridas, mas não me adaptei aos cuidados que elas exigem. Cheguei a pegar infecções várias vezes e, por isso, decidi fazer o procedimento”, contou em entrevista ao Fantástico nesse domingo (21/1). Porém, a ceratopigmentação é perigosa e proibida no Brasil para fins estéticos — a namorada de Layyons chegou a fazer a técnica e perdeu parte da visão de forma permanente.

O procedimento foi criado inicialmente para melhorar a convivência social de pacientes que tiveram doenças que tiraram a visão e a cor dos olhos. O profissional responsável faz um pequeno corte na córnea e injeta tinta aos poucos, ao longo de 30 minutos, para alterar a cor do órgão, como em uma tatuagem.

Oftalmologistas alertam para risco de tentar mudar a cor do olho

“Existe o risco de perfurar o olho e gerar infecções. A ceratopigmentação pode levar à necessidade de transplante e até cegueira por úlceras que podem surgir na córnea”, explica a oftalmologista Juliana Lasneaux, do CBV Hospital de Olhos, em Brasília. Outros riscos são lesões e aumento de pressão no olho, que podem prejudicar a visão.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) também desaconselha fortemente a prática. “O procedimento é de alto risco e pode causar danos irreversíveis à visão”, afirma, em nota.

“A única alternativa saudável para pessoas com interesse estético na mudança da cor dos olhos é o uso de lentes de contato. É essencial ter cuidado com a higiene e elas devem ser usadas com acompanhamento de um oftalmologista”, explica a presidente do CBO, Wilma Lelis.

Além do procedimento de mudança de cor da córnea, ainda existe a tatuagem que muda a cor da esclera, a parte branca do olho. Esse tipo de técnica é proibida em todos os países.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?