metropoles.com

Técnica de fertilização in vitro permite decidir o sexo de bebês

De acordo com os pesquisadores, nova técnica de fertilização in vitro para escolher sexo se mostrou 80% eficaz e não aumentou anormalidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Free Pik
fertilizacao-in-vitro-conceito-macro-de-fertilizacao-in-vitro-dof-raso_68196-2023
1 de 1 fertilizacao-in-vitro-conceito-macro-de-fertilizacao-in-vitro-dof-raso_68196-2023 - Foto: Free Pik

Em um novo estudo publicado na última quarta-feira (22/3) na revista científica PLOS One, pesquisadores da Universidade Cornell, em Nova York, nos Estados Unidos, relatam ter desenvolvido uma nova técnica que permite aos casais que fazem fertilização in vitro escolher o sexo de seus filhos.

De acordo com a pesquisa, o procedimento aparenta ser seguro, além de ter mostrado 80% de eficácia. No entanto, escolher o sexo de uma pessoa levanta debates éticos, além de ser uma prática ilegal em muitos países.

Para desenvolver a técnica, chamada de seleção de sexo espermático (SST), os pesquisadores selecionaram o esperma pela sua densidade. O sêmen que contém o cromossomo X, determinante para o sexo feminino, é mais pesado que o com o cromossomo Y, do sexo masculino.

Os cientistas conduziram a experiência com 1.317 casais, que foram divididos em dois grupos – um deles serviu de controle.

Dos voluntários, 105 homens tiveram seu sêmen enriquecido com a técnica de SST para o sexo desejado pelo casal. Desse grupo, 59 casais queriam meninas, e a técnica resultou em 79,1% de embriões do sexo feminino, um total de 16 crianças que nasceram sem nenhuma anormalidade, ou alterações cromossômicas (aneuploidia).

Já 46 casais desejavam meninos, e a técnica funcionou para 79,6% dos participantes, resultando no nascimento de 13 meninos saudáveis. De acordo com os cientistas, o enriquecimento do esperma permite a seleção de embriões para o sexo desejado.

“Nosso método de seleção de sexo não aumenta a proporção de embriões aneuploides adicionais. Portanto, pode ser considerado extremamente seguro, bem como eficiente, barato e eticamente palatável”, afirmam os pesquisadores.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?