Técnica brasileira acelera análise de câncer no sangue em crianças
Técnica criada em hospital do Espírito Santo e laboratório de São Paulo aumenta a capacidade de testes de câncer no sangue de crianças
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova forma de analisar os exames de pacientes infantis com cânceres no sangue, como a leucemia, foi criada no Brasil e conseguiu reduzir os custos e o tempo da análise de amostras.
O método foi criado por pesquisadores do laboratório Flow Diagnósticos, em São Paulo, e do Serviço de Pediatria e Oncohematologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), no Espírito Santo.
Os resultados, publicados nesta sexta (22/9) no Journal of Applied Laboratory Medicine, mostraram que os custos por exame caíram cerca de 20%, enquanto a velocidade para realizar os testes subiu em 34%. Os benefícios foram observados em testes de tipos de câncer como leucemia, mieloma e linfomas.
A técnica foi batizada de “teste reflexo” e analisa dados celulares, reduzindo a necessidade de fazer outros exames antes do diagnóstico. Outro benefício de adotar o protocolo é que o resultado dos exames se tornou mais rápido.
Em entrevista à Agência Bori, o chefe do Flow Diagnósticos, Rodrigo Proto-Siqueira, defendeu que a diminuição de custo e maior agilidade nos exames trazem benefícios não só aos laboratórios, mas especialmente aos pacientes.
“Quanto mais imediato o resultado, mais cedo os pacientes iniciam o tratamento contra o câncer e o tempo de resposta aos medicamentos e terapias podem ser reduzidos, daí o valor deste diagnóstico acessível”, comentou.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!