metropoles.com

Tchau, inchaço! Nutricionista orienta como evitar retenção de líquidos

Problema ocorre quando o corpo não consegue eliminar fluídos que se acumulam nos tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EyeEM, Getty Images
barriga e inchaço retenção de líquidos
1 de 1 barriga e inchaço retenção de líquidos - Foto: EyeEM, Getty Images

É muito comum que as pessoas se sintam inchadas, como se estivessem retendo líquidos. A nutricionista Juliana Vieira explica que o inchaço, popularmente conhecido como retenção de líquidos, ocorre quando o corpo não consegue eliminar fluídos em excesso, que acabam se acumulando em tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen.

Algumas causas deste mal, que atinge principalmente mulheres, estão atreladas à alimentação inadequada, além de pouca ingestão de água e consumo excessivo de álcool. “Geralmente, quem come salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote está mais propenso ao problema”, diz.

“Problemas renais, cardíacos, hepáticos ou doenças da tireoide também podem provocar um tipo específico de edema”, completa a nutricionista.

Ela alerta que alguns sinais indicam que o inchaço pode ser grave. Como os pés incharem muito a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia; amanhecer com as pálpebras ou o rosto inchado; inchaço assimétrico, que pode indicar trombose; ou inchaço após a ingestão de algum medicamento.

Na ocorrência de qualquer um dos sintomas, é indicado que a pessoa procure um médico.

A nutricionista listou seis hábitos alimentares que ajudam a desinchar.

Beba bastante água: beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

Insira mais alimentos naturais no seu cardápio alimentar: verduras, leguminosas e castanhas são alimentos que não podem faltar na sua dieta. Frutas – como melancia, melão e abacaxi, além de pepino e manjericão – possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos.

Coma alimentos ricos em fibras: as fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta para prevenir o inchaço indesejado.

Cereais integrais ajudam no bom funcionamento do intestino: pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo e arroz integral são cereais integrais que colaboram para o bom funcionamento do intestino e também ajudam a desinchar.

Beba chás diuréticos: chá de boldo, chá de hibisco e chá verde têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, a evitar o inchaço.

Evite alimentos ultraprocessados e ricos em sódio: açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods colaboram com a retenção de líquidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?