metropoles.com

Covid: taxa de reinfecção em Manaus pode ter chegado a 31% na 2ª onda

Pesquisadores analisaram amostras de sangue de voluntários para acompanhar a presença de anticorpos contra o coronavírus no corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Novo Coronavírus. Teste rápido disponibilizado pelo GDF. Parque da Cidade.
1 de 1 Novo Coronavírus. Teste rápido disponibilizado pelo GDF. Parque da Cidade. - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um estudo feito por pesquisadores do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) mostra que até 31% dos diagnósticos positivos para a Covid-19 em Manaus, no Amazonas, após janeiro de 2021, correspondem a casos de reinfecção pela variante P.1, mesmo período em que a capital sofreu a segunda onda da doença.

A pesquisa usou amostras de 238 doadores de sangue regulares entre 2020 e 2021. Os voluntários tinham doado sangue ao menos três vezes no período, com uma doação antes de julho de 2020 e outra após 1º de janeiro de 2021, quando a P.1 já predominava na região. A premissa dos pesquisadores era de que, se houvesse reinfecção, a quantidade de anticorpos do tipo IgG, que aparece duas semanas após o início dos sintomas, voltaria a subir na amostra mais recente.

Ao submeter as amostras a testes de detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, os cientistas observaram que, doadores que testaram positivo em 2020 tinham uma chance de contrair a P.1 que variou entre 9,5% e 18%. Para os que testaram negativo no mesmo ano, a chance de infecção com a variante foi de 40%.

A taxa de reinfecção calculada variou entre 16% e 31%, dependendo se foram incluídos nos cálculos os casos considerados como reinfecções possíveis ou prováveis.

Em alguns voluntários, o nível de anticorpo faz uma curva em formato de “V”: é alto na primeira amostra, baixa na segunda e volta a subir na terceira. Em entrevista à Agência Fapesp, a professora da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do CADDE,  Ester Sabino afirmou: “esses casos são os que mais claramente caracterizam a reinfecção”.

O artigo com os resultados foi publicado na última semana, na plataforma medRxiv e ainda será submetido à revisão por pares.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?